Acolhimento muda a realidade de muitas crianças e adolescentes em Porto Velho

Porto Velho, RO - O Serviço Família Acolhedora, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) da Prefeitura de Porto Velho, realizou no dia 31 de maio um café da manhã no Skate Parque, alusivo ao Dia Mundial do Acolhimento Familiar, momento onde foi divulgada e ressaltada a importância do Serviço Família Acolhedora em Porto Velho, que mudou e muda a realidade de diversas crianças e adolescentes.

O Serviço Família Acolhedora é realizado em Porto Velho desde dezembro de 2018, quando foi instituído por meio de lei como um serviço da Semasf, que acolhe temporariamente crianças e adolescentes afastados judicialmente de suas famílias por medidas de proteção, em residências de famílias cadastradas e habilitadas. O serviço é um marco na Assistência Social na gestão Hildon Chaves.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, e a gerente do Acolhimento Familiar, Magda de Sá, foram os anfitriões do café da manhã em praça pública para comemorar e divulgar esse serviço de relevância para a Assistência Social do município e contou com a presença do juiz da Vara de Proteção Infância e Juventude de Porto Velho, Flávio Henrique de Mello, e equipes técnicas.



Serviço Família Acolhedora é realizado em Porto Velho desde dezembro de 2018“Nós somos parceiros do município nesse serviço que visa cuidar, tratar, acolher as crianças e adolescentes, pessoas que estão nessa condição de vulnerabilidade. E nós, enquanto Vara de Proteção, Poder Judiciário, temos o papel de, não só de incentivar, mas de legitimar o acolhimento e validar esse serviço, que é um serviço maravilhoso e que deve ser ampliado cada vez mais”, disse o juiz.

“Nós estamos aqui na praça comemorando o Dia Mundial do Acolhimento Familiar, que é uma nova modalidade de acolhimento para nossas crianças e adolescentes em vulnerabilidade. A Semasf está realizando esse café da manhã para a população, parabenizando as pessoas que estão no serviço, as famílias que estão acolhendo e lembrando que há crianças e adolescentes que estão à espera de uma família acolhedora”, declarou a gerente do Serviço Família Acolhedora, Magda de Sá.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, exaltou o bem que faz a convivência familiar e disse que “o Serviço Família Acolhedora busca seguir uma tendência nacional que é não deixar crianças e adolescentes por longos períodos em acolhimento institucional, mas sim proporcionar a elas um lar temporário com todo o afeto possível, até que a Justiça decida de fato seu destino. Como diz o slogan do serviço: Acolhimento é temporário, mas o amor é pra toda a vida”.

Para mais informações sobre o serviço, a Semasf disponibiliza o e-mail: familiaacolhedorapvh@gmail.com e o telefone (69) 98473-6021.

















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)