Projeto visa perdoar todos os políticos que cometeram crimes eleitorais em 2022
Porto Velho, RO - Um projeto de lei está sendo elaborado por deputados com o objetivo de conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, caso ele se torne inelegível devido ao processo em andamento. Deputados aliados ao bolsonarismo estão preparando essa proposta, que visa perdoar todos os políticos que cometeram crimes eleitorais em 2022, com exceção daqueles envolvidos em crimes graves, como terrorismo, tortura e racismo.
O deputado Sanderson (PL-RS) é o autor desse projeto, argumentando que, se aprovado, Bolsonaro seria automaticamente beneficiado pela anistia por ser réu na esfera eleitoral. No entanto, a proposta enfrentaria obstáculos para se tornar lei, exigindo a aprovação da maioria na Câmara e no Senado, além da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informa a agência Sputnik.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou o julgamento que pode resultar na inelegibilidade de Bolsonaro e seu candidato a vice, Walter Braga Netto, por até oito anos. Na sessão, o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, votou pela condenação do ex-presidente.
Essa iniciativa dos deputados bolsonaristas não é a primeira vez em que projetos de lei visam conceder anistia a correligionários ou apoiadores. Em abril, o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) enviou um projeto para anistiar os invasores que participaram dos eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, abrangendo desde bloqueios em estradas até protestos em quartéis.
Diante desse contexto, o cenário político brasileiro continua agitado com as discussões em torno da possibilidade de anistia para políticos envolvidos em crimes eleitorais, especialmente no caso de Bolsonaro. As próximas etapas desse debate serão determinantes para definir o desfecho dessa questão e suas consequências no país.
Fonte: Brasil247
0 Comentários