Essa é mais uma boa notícia que recebemos, sendo o fruto do trabalho que a área de comunicação da PMRO colhe em decorrência da proximidade com a imprensa rondoniense

Porto Velho, RO - Pesquisa realizada entre dezembro de 2022 a abril de 2023, apresentada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo- Abraji, coloca a Polícia Militar de Rondônia – PMRO na liderança entre as demais Corporações do Brasil quanto ao tempo resposta dos pedidos da Lei de Acesso à Informação.

A pesquisa aponta que dos 286 pedidos de acesso à informação, considerados respondidos por todas as co-irmãs, a média de resposta é de 18 dias, sendo que na PMRO, a média de resposta gira em torno de sete dias. As Polícias Militares da Paraíba, com média de oito dias, e do Ceará, com média de nove, compõem respectivamente o segundo e terceiro lugares na pesquisa.

"Enfatizamos esta pesquisa como um compromisso cumprido, não só no aspecto da obediência às leis vigentes, mas também, entendendo muitas vezes o lado da imprensa que almeja a construção de uma notícia rápida e com credibilidade para a população", disse o diretor de comunicação social da PMRO, tenente coronel Alex Miranda.

"Essa é mais uma boa notícia que recebemos, sendo o fruto do trabalho que a área de comunicação da PMRO colhe em decorrência da proximidade com a imprensa rondoniense, visto que a enxergamos como uma parceira", disse o comandante-geral da corporação, coronel James Padilha.



O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca mais essa notícia como positiva, considerando o comprometimento das políticas de transparência do Governo. "Devemos prestar contas para a sociedade de tudo aquilo que é conveniente, visto que nossas ações definem o bem-estar da comunidade. Nossas secretarias, superintendências, autarquias e demais órgãos públicos que fazem parte do Governo, assim como a Polícia Militar, massificam na prática, as diretrizes que desenvolvemos para o Governo", ressaltou Marcos Rocha.

Pesquisa

O Mapa de Acesso às Informações Públicas, publicado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji, resgata o tema da edição de 2014, a transparência nas Polícias Militares, com o objetivo de compreender o que mudou nesses quase dez anos, não só nas PMs, como em parte do cenário da transparência pública no país.

Em 2014, a Lei 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação havia entrado em vigor. Desde então, ainda que alguns problemas persistam, a estrutura do acesso às informações públicas evoluiu, e é possível encontrar com mais facilidade ferramentas essenciais à transparência, como Portais da Transparência e e-SICs, Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão.


Fonte: Polícia Militar de Rondônia