Estratégia de vacinação em Rondônia será apresentada em painel nacional

Porto Velho, RO - A estratégia das campanhas de vacinação em Rondônia, principalmente o sucesso alcançado com as coberturas na faixa de fronteira com a Bolívia, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas, será exibida a todo o país, em evento organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, a ser realizado nesta sexta-feira (19), na sede do Conselho, em Brasília.

Trata-se de reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Comunicação em Saúde, Imunização e de Epidemiologia do Conass; evento no qual serão apresentadas experiências exitosas alcançadas pelos estados, cujo objetivo é a recuperação das coberturas vacinais e a reconstrução do Programa Nacional de Imunização.

Segundo o governador Marcos Rocha, o convite para a apresentação do trabalho feito em Rondônia, “motiva os servidores e gestores de saúde a trabalharem ainda mais, para que novas marcas sejam alcançadas e superadas”.

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Gilvander Gregório de Lima relatou que, “equipes de imunização alcançaram lugares e áreas remotas de difícil acesso, que exigiram até cinco horas de deslocamento em voadeiras na ida e mais cinco horas para o retorno. Também houve vacinação em escolas, fazendas, distritos e comunidades terrestres e fluviais.

Estou muito feliz por nossa equipe representar positivamente o Estado. Vamos procurar conscientizar e incentivar gestores de saúde cada vez mais, para a melhoria nos indicadores de vacinação, e assegurar com isso mais saúde à população”, destacou.

A gerente técnica da Vigilância Epidemiológica, Arlete da Gama Baldez disse que, no ano passado, em Rondônia, com apoio do Comitê Estadual de Imunizações, realizou vacinação nos nove municípios na faixa de fronteira com a Bolívia, que são: Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Porto Velho, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras do Oeste e Cabixi; incluindo atendimento crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

“Além de contribuir para a integração entre os gestores da saúde do Brasil e da Bolívia, melhoramos o acesso da população residente e estrangeira à vacinação, atualizamos a situação vacinal e ampliamos as coberturas vacinais, segundo os calendários de vacinação do Brasil e da Bolívia”, observou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia