Aula inaugural no Curso de Segurança Orgânica

Porto Velho, RO - A Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Diopi/Senasp/MJSP, e a Agência Central do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública – Sisp, realizou na segunda-feira (8), a aula inaugural do Curso de Segurança Orgânica – CSO, 28ª edição, com carga horária de 46 horas, encerrando no sábado (13), na cidade de Porto Velho.

O Curso é executado pela Gerência de Estratégia e Inteligência – GEI da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, e o objetivo é capacitar profissionais de Inteligência de Segurança Pública, no processo de salvaguarda das atividades de interesse da Inteligência de Segurança Pública, por meio de metodologia própria de análise de riscos e exercícios práticos relacionados à técnica ministrada, para a elaboração de um Plano de Segurança Orgânica, visando o enfrentamento à violência e à criminalidade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da atuação do curso para a Segurança Pública. “O intuito é capacitar, preparar, ensinar e passar conhecimento de dados aos agentes, para que estes desenvolvam uma atividade especializada, voltada à detecção e compreensão de aspectos de alta complexidade”, ressaltou.

AVALIAÇÃO DOS DISCENTES

A avaliação será formativa, realizada ao longo do curso, valorizando o conhecimento adquirido com ações didático-pedagógicas que possibilitem a construção do ensino-aprendizagem. Seguirá uma metodologia contínua entre as disciplinas, por meio de aulas expositivas teóricas e exercícios práticos, propiciando a interação dos alunos e professores, por meio de debates sobre o tema, bem como realização de estudo de casos sobre temas relevantes. Será considerado aprovado, com o respectivo certificado, o discente que realizar a apresentação seguindo os critérios elencados, e 100% de frequência no curso.

A coordenadora do Curso, a sargento PM Joana Gomes destaca uma das competências, que é promover a integração das atividades de inteligência, em consonância com os órgãos de inteligência federais e estaduais que compõem o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia