Foram realizados 922 exames, 307 consultas com especialistas e 307 medicamentos fornecidos à população

Porto Velho, RO - Aconteceu neste final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, uma ação do Projeto Salus, que teve como objetivo oferecer consultas com médicos especialistas, exames laboratoriais, testagem rápida, vacinação e entrega de medicamentos à população do município de Alto Paraíso. Esta iniciativa é de uma Instituição de Ensino Superior que reúne acadêmicos de diversas áreas, e recebeu o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.

Para o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, “oferecemos apoio a essa ação, que objetivou o atendimento e assistência em saúde, visando integrar profissionais especializados da área e a comunidade acadêmica, para ofertar um serviço de qualidade à população de Alto Paraíso”, afirmou.

O Projeto Salus reúne 120 acadêmicos do Ensino Superior de cursos da área da Saúde, que realizaram a ação na Escola Laurindo Rabelo, e que resultou na realização de 922 exames, 307 consultas com especialistas e 307 medicamentos fornecidos à comunidade.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o incentivo a ações que beneficiam a sociedade, tanto contribuem com a formação do acadêmico quanto proporcionam um atendimento de qualidade à população, reforçando o verdadeiro conceito de responsabilidade social. O Governo de Rondônia estará unido às iniciativas que beneficiam a todos, proporcionando uma saúde de qualidade”, ressaltou.

ATENDIMENTOS

A coordenadora-geral do Programa, Alcione de Oliveira, evidenciou: “Além dos serviços disponíveis, realizamos palestras de educação em saúde, para esclarecer dúvidas da população”, afirmou.

CONSULTAS MÉDICAS: Nas especialidades médicas de clínico geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia;

ASSISTÊNCIA LABORATORIAL E DE DIAGNÓSTICO: Foram realizados exames de hemograma, Beta HCG (teste de gravidez), perfil lipídico completo (exame de colesterol), perfil hepático, glicemia de jejum, perfil renal, proteína C reativa (inflamação), exame de urina tipo 1 ou Elementos Anormais do Sedimento – EAS, parasitológico (fezes), preventivo, eletrocardiograma e ultrassonografia;

VACINAÇÃO: Aplicação de doses contra covid-19, influenza, BCG (tuberculose), hepatite B, poliomielite e paralisia infantil, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, tetravalente (difteria, tétano, meningite, e coqueluche), varicela, HPV e Pneumococo (pneumonia).

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: Foram fornecidos conforme prescrição médica, os medicamentos anticoncepcionais orais, antibióticos, medicamentos de diabetes, vitaminas, estatinas, analgésicos (dipirona e paracetamol), Anti-Inflamatórios Não Esteroides – AINES (Ibuprofeno), antihipertensivo, antifúngico, antimicrobianos.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia