Ônibus da Polícia Militar foi instalado ao lado do estande da Sesdec, onde é possível acompanhar a movimentação

Porto Velho, RO - Com o objetivo de garantir maior segurança durante a 10º edição da Rondônia Rural Show Internacional, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, está implantando o sistema de videomonitoramento na Feira.

A tecnologia tende a otimizar o trabalho das forças de Segurança Pública, gerando significativo ganho no que diz respeito à eficiência e eficácia, pois com a implantação da tecnologia no evento, possibilitará o acompanhamento diuturno do fluxo de pessoas e veículos nas principais vias, áreas comerciais, instituições financeiras, tendas de órgãos públicos, e todos os demais locais com aglomeração de pessoas.

De acordo com o capitão BM Alex Fernandes, gerente de tecnologia da Sesdec, na edição de 2022, passaram pelo evento aproximadamente 260 mil pessoas, a estimativa é que neste ano, cerca de 65 a 70 mil pessoas irão passar por dia no evento, que vai funcionar das 7h às 18h, de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Para o governador, Marcos Rocha, o sistema é uma importante ferramenta de prevenção que possibilita reduzir a incidência de crimes.

“É fundamental para garantir a segurança da população, pois nos permite monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, possibilitando assim, uma resposta rápida e eficiente por parte das autoridades competentes”, destacou.

OBJETIVOS

  • Empregar recursos tecnológicos para a captura de imagens que auxiliarão as forças de segurança na preservação da ordem pública, proporcionando mais segurança à população que fará parte do evento;
  • Utilizar a ferramenta para reduzir significativamente os índices de criminalidade através da prevenção, repressão e investigação de crimes, facilitando o emprego do policiamento ostensivo;
  • Prevenir e coibir atividades ilícitas;
  • Otimizar as atividades preventivas do policiamento ostensivo;
  • Aumentar a sensação de segurança do cidadão, e consequentemente sua confiabilidade nos órgãos de Segurança Pública, e otimizar as atividades preventivas através de um melhor acompanhamento.

REFORÇO

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Ji-Paraná, responsável pela área do evento, tenente-coronel Eber Milton Barros destaca que, desde o dia primeiro já tem policiais realizando o patrulhamento diurno e noturno, garantindo assim, a segurança das pessoas que estão montando as estruturas no local.

“Nos dias de realização do evento, 30 policiais de outras localidades estarão reforçando o policiamento. Afirmou ainda que, no dia 27, além destes, mais 24 policiais especializados dos batalhões vizinhos estarão presentes no local, tendo assim, um efetivo de 100 policiais à disposição, para garantir a segurança do evento e do seu entorno”, afirmou.

O secretário da Sesdec, Felipe Vital salientou a importância de garantir a segurança no local, “estamos com um grande aparato para proporcionar a segurança das pessoas na Rondônia Rural Show. Nosso videomonitoramento permite verificar o que está acontecendo durante todo o evento; temos câmeras em pontos estratégicos, militares em todos os locais e viaturas fazendo a ronda interna e externa” ressaltou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia