Trabalho conjunto de investigação entre as policias

Porto Velho, RO - O trabalho realizado pelas Forças de Segurança Pública do Estado de Rondônia, resultou em uma redução de 24,46% nos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs no Estado, no período entre janeiro e abril de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados do Núcleo de Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, foram 188 casos, nos quatro primeiros meses de 2022, enquanto no mesmo período de 2023, foram registrados 142 casos no Estado. Destes, foram 129 homicídios dolosos, 6 feminicídios, 5 resistências seguidas de morte e 2 latrocínios. Com base nesses dados, houve uma redução de 46 mortes no total.

O governador Marcos Rocha ressaltou que, “o motivo da redução se deve sobretudo, ao trabalho articulado de repressão e investigação das polícias. Somados os investimentos que o Governo tem aplicado para maior desempenho das forças policiais do Estado”, afirmou.

PROGRAMA CIDADE SEGURA

O programa da Sesdec tem vários eixos de atuação, entre eles:

– Operação Máximus, que visa coibir o furto e o roubo, bem como os crimes contra a vida;

– Operação Disque Silêncio, para averiguação de crimes de perturbação do sossego;

– Operação Reforço Policial, que visa diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento das solicitações, através do telefone 190;

– Operação Visibilidade, que busca trazer sensação de segurança a sociedade, com pontos fixos, em cruzamentos com grande fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento;

– Operação Fio Desencapado, que busca inibir o mercado ilícito de cobre na Capital, bem como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias, atuando diretamente nas empresas que compram esses materiais.

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, explicou que, as operações ajudaram muito a reduzir os crimes: “As operações policiais componentes do programa são direcionadas para áreas de maior incidência de crimes, onde a presença policial é ainda mais necessária”, ressaltou.

CAPITAL

As ações de combate à criminalidade, também tiveram um resultado positivo em relação aos casos de CVLIs, registrados em Porto Velho. Entre janeiro e abril de 2023, houve uma diminuição de 15,38% na Capital, comparado com o mesmo intervalo de tempo do ano passado. No primeiro quadrimestre de 2022, foram 65 crimes desse tipo, no mesmo período de 2023 foram 55; com um resultado de redução de 10 mortes.

As denúncias são importantes para a investigação e captura de suspeitos na participação dos crimes. A população pode contribuir, por meio do número 190 da Polícia Militar ou 197 da Polícia Civil.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia