Eventos serão realizados durante a Rondônia Rural Show Internacional

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e a Escola do Legislativo foram destaques nesta quinta-feira (18) em entrevistas na programação das emissoras de comunicação de Ji-Paraná. O foco foi a participação dos órgãos na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que ocorrerá no período de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Com a promoção de cursos gratuitos, o objetivo das visitas institucionais foi de divulgar as programações para facilitar o acesso à comunidade com o aperfeiçoamento profissional para a comunidade. A Assembleia Legislativa de Rondônia foi representada pelo diretor de Rádio e TV, Edvaldo Soares, e pela coordenadora de jornalismo da Alero, Elaine Maia além do diretor da Escola do Legislativo, Thiago Tezzari.

Para Edvaldo Soares, é importante a presença da população no estande da Casa de Leis. “É uma oportunidade para se mostrar o trabalho de um parlamentar e também de ver de pertinho o que os deputados estão fazendo. Também a chance de acompanhar a sessão e os cursos que serão promovidos pela Assembleia Legislativa”, destacou.

Esta é a primeira vez que a Escola do Legislativo irá participar da Rondônia Rural Show Internacional. “Estamos trazendo para dentro do estande da Assembleia Legislativa um ciclo de palestras com uma programação extremamente interessante. E estamos fazendo esse esforço para que haja a devida divulgação para que a população local tenha acesso à informação”, pontuou Thiago Tezzari.

De acordo com Elaine Maia, a Casa de Leis tem trabalhado para proporcionar maior conforto aos visitantes. “Os nossos 24 deputados estaduais estarão aqui em Ji-Paraná e este encontro nos proporciona uma oportunidade de trazer as informações da Assembleia Legislativa junto a Rondônia Rural Show. Nosso presidente, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), tem muito orgulho por estar elaborando um estande totalmente modificado e ampliado com uma vasta programação a partir de segunda-feira para toda população”, frisou.

Programação

A Assembleia Legislativa de Rondônia terá seu espaço na feira internacional com uma programação diversificada. O estande da Alero será aberto na segunda-feira (22), às 15h. E, na terça-feira (23), às 9h, Assembleia receberá um tour de escolas no local.

Na quarta-feira (24) a programação de cursos será promovida pela Escola do Legislativo. O ciclo será aberto, às 8h, com o tema “Assembleia Legislativa e a sua Função Social: um olhar sobre o Processo Legislativo”, que será ministrado pelo secretário legislativo, Carlos Alberto Martins Manvailer.

Às 9h foi programado o curso “Associações Privadas e a sua Relação com o Parlamento”, que será palestrado pelo conselheiro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Rafael Vargas. Às 10h foi agendado Curso “A Importância do Controle Interno na Gestão Pública: uma Abordagem Prática”, que será ministrado pelo contador da Alero, Diego Ramos Silva. Às 11h será ministrado o curso “Governança nas Compras Públicas de acordo com a Nova Lei de Licitações”, que será apresentado pela secretária administrativa da Alero, Cândrica Madalena Silva.

Também na quarta-feira (24), às 14h, a presidente da Confraria Mulheres Inspiradoras, CEO da I/W Mulheres Inspiradoras e colunista no portal UOL (Universa), Geovana Quadros, apresentará palestra com o tema "Mulheres Inspiradoras no Agronegócio".

Na quinta-feira (25), a partir das 9h, será realizada a sessão extraordinária itinerante que terá uma abertura oficial, onde será transformada em comissão geral para a distribuição de homenagens a personalidades e autoridades. Já, às 15h, a solenidade seguirá sua programação com a apresentação e a votação de projetos em seu estande na Rondônia Rural Show Internacional.

Já na sexta-feira (26), às 9h, a participação da Alero será encerrada com uma mesa redonda com o tema "Segurança nas Escolas: primeira intervenção em ocorrências de crise".

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Foto: Alex Rocha I Secom ALE/RO