Quanto aos cães de raça, os competidores, será possível realizar a negociação e reserva de filhotes diretamente com os criadores que estarão participando da exposição

Porto Velho, RO - Com o objetivo de fomentar o cenário econômico voltado para o mercado pet no estado de Rondônia, estimulando e atraindo empresas do ramo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, incentivou a vinda, da primeira Feira Pet do Estado, para a 10ª Rondônia Rural Show, que será realizada, no centro tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

A Feira Pet irá promover apresentações de Agility, que consiste em percorrer um circuito pré-definido; Mondioring, que são exercícios de salto, obediência e proteção; e exposição de beleza de cães de raça. A Feira contará, ainda, com exposição especializada da raça buldogue campeiro, buldogue francês, crista chinês, e exposições gerais de todas as raças, sendo julgadas por 11 juízes, sendo sete nacionais e quatro internacionais (Colômbia, Venezuela, Chile e Argentina).

O evento terá também, palestras sobre o bem-estar e saúde de cães braquicéfalos (cães com problemas respiratórios congênitos), cadastro de pedigree inicial, entre outros, como exposição de produtos do mundo pet variados.

De acordo com o médico veterinário Thiago Vaz Lopes, idealizador e organizador do evento, na ocasião haverá um espaço para adoção de cães sem raça.

“Quanto aos cães de raça, os competidores, será possível realizar a negociação e reserva de filhotes diretamente com os criadores que estarão participando da exposição”, comentou.

Segundo o vice-governador de Rondônia e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, para que o setor pet mantenha um desenvolvimento contínuo, é necessário aplicar medidas de fomento para incentivar os diversos elos dessa cadeia. “O faturamento da indústria pet em 2021 foi de 35,8 bilhões de reais. O Brasil ocupa a 6ª posição no ranking mundial deste setor, com um crescimento maior que 60% ao ano, nos últimos 10 anos”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o mercado Pet está em plena expansão, e com essa primeira edição em Rondônia é esperado que o setor cresça e sejam desenvolvidas novas feiras no Estado. “Toda inovação é importante para a construção de novos negócios, isso possibilitara a criação de empregos e renda para a nossa população”, destacou o governador.

SOBRE O EVENTO:

Serão realizadas oito pistas pelo Kennel Clube do Estado de Rondônia e do Acre; nos dias 25 a 27, sendo duas pistas latino-americanas e seis pan-americanas, especializadas na raça buldogue campeiro, golden retriever e cão de crista chinês.

Comparecerão quatro especialistas estrangeiros, sendo eles Fabian Daza (Colômbia), Rodrigo Quezada (Venezuela), Cristian Zelada (Venezuela) e Norberto Barcos (Chile), e sete brasileiros, Mauro Anselmo, Pedro Lang, Roberta Direnna, Patrício Peruzzo, José Maurício Medeiros, Daniel Rubio e Sergio Pinho.

INVESTIMENTO:

Durante o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia – Conder, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, aprovou, na 80° reunião ordinária, recurso para o impulsionamento da economia e ao estímulo quanto ao desenvolvimento de Rondônia, por intermédio do mercado pet. Além do fomento do CRMV-RO para ações de publicidade da feira e todo o apoio na execução deste projeto, juntamente ao Kennel Clube do Estado de Rondônia.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia