Estão disponíveis na rede municipal de saúde os exames de raio-x, mamografia e ultrassonografia

Porto Velho, RO - A população de Porto Velho pode ter acesso aos serviços de diagnóstico por imagem realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Estão disponíveis na rede municipal de saúde os exames de raio-x, mamografia e ultrassonografia. Os atendimentos funcionam por agendamento ou em casos de urgência e emergência.

A consulta agendada é oferecida via sistema de regulação, através do atendimento inicial nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Posteriormente, os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), que realiza os exames de raio-x, mamografia e ultrassonografia, ou para a Policlínica Rafael Vaz e Silva, que disponibiliza o exame raio-x.

Já o atendimento de urgência está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Ana Adelaide e José Adelino e nas UPAs Sul, Leste e de Jaci-Paraná, para pacientes que necessitam de atendimento médico imediato.

Paula Caroline, gerente de apoio ao diagnóstico por imagem do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), ressalta que através do exame de imagem o médico pode fechar diagnósticos que facilitam o tratamento.

“Em 2022, cerca de 180 mil exames de imagem foram realizados na rede municipal de saúde. Nossa equipe também já realizou atendimentos via mutirão de mamografia e ultrassom, ações que colaboram para a diminuição da fila da regulação”.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)