Serviços começaram esta semana pelo bairro Nacional

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), deu início à expansão da instalação de luminárias de LED para mais dez bairros da capital. Os serviços começaram nesta semana pelo bairro Nacional, zona Norte da cidade, com a previsão de instalação de 6 mil luminárias até o próximo mês de julho, a depender dos fatores climáticos.

Serão contemplados com as novas luminárias de LED os bairros Nacional, Areal Roque, Mato Grosso, Santa Bárbara, Tucumanzal, Mocambo, Lagoinha, Lagoa e Cascalheira. "A opção pelas luminárias LED é a mais viável.

São sustentáveis, mais eficientes, mais econômicas, dão menos manutenção e tem maior durabilidade do que as lâmpadas de vapor metálico. Serão diferentes regiões da nossa capital que irão receber essa modernização no sistema de iluminação pública", disse o prefeito, Hildon Chaves, lembrando que o processo de troca tem sido feito por etapas.



Paulo mora no bairro há 35 anos e diz que a novidade é um grande benefício para a comunidadeA primeira etapa contemplou grandes avenidas, e a segunda, concluída em fevereiro, atendeu 14 bairros, gerando uma economia mensal de R$ 282.614,40 para os cofres públicos.

De acordo com o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, as equipes trabalharão em três turnos para a execução dos serviços. Também serão trocados braços de luminárias e relés, para dar mais durabilidade e qualidade do serviço.

A chegada do serviço no bairro Nacional surpreendeu moradores antigos, como Paulo Sérgio Nascimento, que reside no bairro há 35 anos. “Isso muda muita coisa, é uma novidade pra gente, pra nossa família, traz mais segurança ter as ruas todas bem iluminadas, estamos contentes com a novidade”, comentou.



As luminárias de LED são mais eficientes, com menor custo de manutençãoValdenes de Souza, que mora e trabalha no bairro também ficou bastante satisfeito. “Além da economia que a gente sabe que a LED vai proporcionar, essa iluminação traz mais segurança pra gente, eu nunca tinha visto tantos caminhões da Emdur juntos trabalhando no bairro”, disse o morador do bairro há 33 anos.

VANTAGENS DO LED

Mais eficientes, com menor custo de manutenção, maior durabilidade do que as lâmapadas de vapor metálico, além da economia de cerca de 60% a 70% a menos de energia, as luminárias de LED representam uma cidade mais iluminada, com menor custo. As de vapor, além de durarem menos, requerem um mecanismo de funcionamento mais complexo, com até sete componentes. Se um deles der problema, a lâmpada apaga. LED é apenas relé e a luminária, permitindo fazer a identificação do problema e o reparo com mais agilidade.

“A durabilidade da LED é muito superior, tem garantia de fábrica de até oito anos e vida útil, de algumas marcas de até 20 anos e isso diminui a necessidade de manutenção, de retorno para aquele ponto, atendendo a novas demandas, melhorando a qualidade da iluminação da cidade como um todo”, explicou Beltrame.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)