Objetivo é o fortalecimento dos atrativos turísticos de Porto Velho

Porto Velho, RO - A 2ª edição do “Estação Turismo - Identidade Beradeira” está oficialmente aberta ao público. O lançamento aconteceu na noite da última quinta-feira (18), no Porto Velho Shopping. O evento é voltado para a divulgação da cultura, história, gastronomia e dos circuitos e rotas turísticas da capital rondoniense, fortalecendo o projeto intitulado “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”.

“Há seis ou sete anos era praticamente impossível promover o turismo na capital. Depois de quase 650 quilômetros de ruas asfaltadas, com todas as obras de infraestrutura, Porto Velho começa a ter condições para ser competitiva no mercado do turismo”, destacou o prefeito Hildon Chaves.

Entre as principais ações para a promoção do turismo em Porto Velho estão a revitalização do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, da Praça das Três Caixas d’Água, a promoção da pesca esportiva e a criação recentemente do Circuito Energia para visitas guiadas às instalações da hidrelétrica Santo Antônio, em parceria com a Santo Antônio Energia.

“São várias ações não só na área de infraestrutura, mas também na promoção das nossas belezas naturais, da nossa identidade beradeira. Isso junto tem todas as condições de colocar a nossa capital em um outro patamar na questão do turismo”, afirmou Hildon Chaves.

O evento segue até o próximo dia 25 de maio no Porto Velho Shopping, das 10h às 22h, com diversas atrações.


Prefeito fala das várias ações na área de infraestrutura e na promoção das nossas belezas naturais

MUNDO BERADEIRO

Idealizadora do projeto junto com sua equipe, Glayce Bezerra, titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), disse que serão oito dias de uma verdadeira imersão no mundo beradeiro.

A secretária lembrou que a 1ª edição do projeto focou na divulgação do mapa, dos circuitos e rotas turísticas da cidade. Já neste ano, além do fortalecimento do projeto “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”, a Prefeitura busca novos horizontes.

“Este ano a gente vem com muito mais novidade, com o mapa do Lago do Cuniã, com aplicativo de turismo e o lançamento do Circuito Energia para visitas à Santo Antônio Energia, entre outros, para que as pessoas possam conhecer um pouquinho da cultura beradeira”, explica a secretária.

APLICATIVO

Durante o evento também foi realizado o lançamento oficial da parceria da Prefeitura com o aplicativo 2Clics. Por meio dessa plataforma, o público poderá realizar uma verdadeira viagem pelo interior dos pontos históricos e turísticos da cidade, através de imagens atuais no formato 3D.

“A parceria com o 2Clics não custou nada para a Prefeitura e hoje as pessoas podem ter todas as informações turísticas na palma da mão”, destacou Glayce Bezerra.

Renan Frischi, sócio-administrador da empresa que desenvolveu o aplicativo, disse que o objetivo da tecnologia é facilitar a vida das pessoas, fazendo-as conhecer de perto, por meio de imagens reais, as belezas dos pontos turísticos de Porto Velho.



Foi realizado o lançamento oficial da parceria da Prefeitura com o aplicativo 2Clics“O grande diferencial desse aplicativo é a nossa sensação 3D, onde você passeia por dentro do ambiente, dando a sensação de que você está dentro do ambiente, além de outras funcionalidades”, afirmou Renan, que também agradeceu a Prefeitura pela parceria e a possibilidade de ajudar a divulgar o que Porto Velho tem de melhor.

AMBIENTES

A cerimônia de abertura do evento aconteceu na Sala Jacaré Açu. Em seguida todos se dirigiram para a Sala Biguás, onde inauguraram a sala imersiva com projeções audiovisuais, exposições de obras do artista Mikéliton e apresentações musicais com Gina Beta e Luana Shockness.

Na Sala Expositiva (Biguás) haverá a exposição Identidade Beradeira, o retrato fiel da casa de um ribeirinho com todas as suas peculiaridades, o lançamento do mapa turístico do Lago do Cuniã e projeções em 360 graus de todos os circuitos e rotas turísticas da cidade, lançados em 20022.

Na Sala de Governança (Jacaré Açu) haverá amplo debate com a cadeia produtiva do turismo, discutindo toda a cultura e gastronomia beradeira, com todos os atores desse segmento.

O evento de lançamento contou com a presença de vários convidados e personalidades do mundo artístico, políticos e empresários de segmentos diversos.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA (19)

Sala Jacaré Açu
10h às 12h - Palestra Fortalecimento do Turismo Receptivo
Palestrante: João Bosco Nunes, coordenador de turismo (Cetur), Fecomércio do Acre.
Público-Alvo: proprietários de hotéis, restaurantes, agências e guias de turismo.
15h às 17h - Reunião do Conselho Empresarial do Turismo (Conetur)

Sala Biguás
10h às 15h - Exposição aberta do público
16h às 18h - Coquetel e intervenção artística com a Banda Rádio 364
Público-Alvo: conselheiros e convidados
18h às 22h - Exposição aberta do público


















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)