Tipos de munições utilizadas para comparação no sistema

Porto Velho, RO - A Superintendência da Polícia Técnico-Científica – Politec segue com o treinamento de operação do Sistema Nacional de Análise Balística – Sinab até o dia 30 de maio e será ministrado por um instrutor da empresa contratada para aquisição dos equipamentos. O Sistema fornece informações estratégicas para auxiliar nas investigações e aumentar a taxa de resoluções de crimes cometidos com armas de fogo.

O modelo automatizado vai rastrear munições e fará correlações com outros casos, de todos os estados do Brasil, e que já possuam o referido sistema, para saber se a mesma arma foi utilizada em mais crimes. Os equipamentos produzem imagem de alta definição de projéteis e estojos encontrados em locais de crime, e vão substituir a análise manual feita por peritos.


Equipamento que faz a leitura dos projéteis

Para o governador Marcos Rocha, investir em tecnologia na área da Segurança Pública, é fundamental para a prevenção e combate à criminalidade no Estado: “o Governo de Rondônia, está investindo em novas tecnologias para a Segurança Pública, melhorando as condições de enfrentamento aos crimes que afetam a nossa sociedade”, destacou.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Bernardo Vital ressaltou a importância na melhoria dos equipamentos e estrutura da Polícia Técnico -Científica do Estado. “É muito importante a aquisição desses equipamentos, Rondônia dá um salto à frente na resolução de crimes, e quem ganha, é a sociedade”, salientou.

De acordo com o diretor do Instituto de Criminalística, Taciano Nogueira, Rondônia é o segundo Estado da região Norte a receber os equipamentos. Salientou ainda, que, o Sistema irá facilitar a resolução dos crimes; “Somos o segundo Estado na região Norte a receber esta tecnologia. Com o Sinab poderemos apreender uma arma em cada blitz realizada, e saber se ela já esteve envolvida em algum crime, em outro Estado, por exemplo”, explicou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia