Servidores do DER participam de palestra sobre os tipos de assédio

Porto Velho, RO - Servidores do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER participaram, nesta quinta-feira (11), de orientações sobre o combate a todos os tipos de assédio, no local de trabalho. O evento foi organizado pela Gerência do Núcleo de Segurança do Trabalho – GST e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa do Departamento, com o tema: “Prevenção e combate ao assédio sexual, moral, e outras formas de violência no âmbito do trabalho”.

De acordo com a coordenadora da GST, Jaqueline Eudoxio, o objetivo é mostrar aos servidores quais são os tipos de assédio cometidos no trabalho e como identificá-los. “Existem vários tipos como o assédio moral, sexual, brincadeiras ofensivas e outros, e muitas vezes a pessoa que está passando por um determinado tipo de assédio, não tem o percebimento do que vem enfrentando.

Isso pode ser evitado, conscientizando os funcionários sobre o que é assédio moral no trabalho, tomando medidas cabíveis contra, e disponibilizando um canal interno para denúncias, além de orientar os responsáveis pelos setores”, ponderou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a necessidade de promover ações educativas para esclarecer a todos sobre o assédio no trabalho,

“priorizamos muito a integridade dos nossos servidores. O respeito é fundamental não apenas no local de trabalho, mas constantemente”, afirmou.

O palestrante Luiz Carlos Henrique de Souza destacou a importância de prevenir essa prática, e os danos e prejuízos que o assédio pode causar às pessoas e sua saúde mental. “Estamos orientando os servidores a cuidarem do bem maior, que é a sua saúde”, enfatizou.

Segundo o diretor-geral do DER, Eder André Fernandes, o objetivo é realizar um trabalho de humanização com os servidores, protegendo e orientando cada um para que o ambiente de trabalho seja leve e produtivo. “Não toleramos desrespeito, todos devem ser tratados com igualdade e respeito”, frisou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia