Obra em andamento no Centro de Treinamento Operacional – CTO

Porto Velho, RO - O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia deu início à construção da piscina semiolímpica e torre de treinamento. O Centro de Treinamento Operacional – CTO, existe desde 2021, porém não possuía a piscina. O prédio já era utilizado em atividades da Corporação, como: cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento.

O objetivo da piscina semiolímpica é proporcionar infraestrutura necessária à tropa, com instalações modernas e adequadas, para bem cumprir com as missões constitucionais da corporação previstas no arcabouço legal, possibilitando a oferta de treinamento em ambiente aquático adequado e com estrutura necessária para o acompanhamento dos militares, além da potencialização do princípio da economicidade do recurso público.

Segundo o Capitão BM Geanderson Maia, diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros, se fez necessário a construção do centro de treinamento para a formação e capacitação adequada dos profissionais de salvamento do bombeiros militares.

A obra da piscina custou no total R$ 2.026.566,57 (dois milhões, vinte e seis mil quinhentos e sessenta e seis reais e cinquenta e sete centavos) e a torre R$ 590.774,12 (quinhentos e noventa mil setecentos e setenta e quatro reais e doze centavos).

A piscina no total mede 12×25 metros, o treinamento será para todos os bombeiros militares da capital e interior do estado em treinamento físico periódico e continuo, a fim de preparar o profissional na parte física e mental, aprimorando suas técnicas para melhor atender a população. Atualmente os treinamentos são realizados nas instituições públicas e de iniciativa privada.

A coordenadoria de educação, ensino e instrução da Corporação, é o órgão responsável por todas as atividades de ensino, com competência para planejar, coordenar, fiscalizar o ensino em todas suas modalidades, a instrução e o treinamento operacional relativo às atividades do Corpo de Bombeiros Militar, visando à formação profissional, graduação, pós-graduação, aperfeiçoamento, habilitação, especialização, capacitação e ao treinamento operacional do CBMRO e promover a educação preventiva voltada à população em geral, objetivando à prevenção de incêndio e acidentes, da segurança e da saúde pública. Logo o uso do parque aquático além da formação dos 723 bombeiros será usado em treinamentos operacionais e será a primeira vez que a corporação terá essa piscina e torre de treinamento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos feitos para a capacitação dos profissionais vai fortalecer a nova estrutura do Corpo de Bombeiros. “O Centro de Treinamento vai possibilitar que os profissionais estejam cada vez mais preparados e com melhores condições de salvar vidas, que é o primordial”, destacou.

O CTO está localizado ao lado do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, em Porto Velho.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia