O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

27.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1926 – Diplomados os novos intendentes (vereadores) de Porto Velho: Antonio Napoleão Lebre, Cincinato Elias Ferreira, Esron Menezes, Oscar Borges Theophilo e Manuel da Cunha Freitas.

1949 – O juiz José de Melo e Silva condenou a 21 anos um réu que matou uma idosa num sítio próximo a Porto Velho. 

1955 – Criada na década passada, mais antiga escola de samba de Porto Velho, a “Deixa Falar”, realiza o seu primeiro baile pós-carnaval, de olho no desfile do ano que vem. 

1983 – Começa a funcionar o Tribunal de Contas do Estado, criado em janeiro. 

1983 – Criada em 1982, a Universidade Federal de Rondônia realiza em junho um seminário, definidor da linha de ação da entidade, conforme o reitor Euro Tourinho Filho.

1991 – Falece Vivaldo Teixeira Mendes, último diretor-geral da Madeira-Mamoré; ele fez o mais triste discurso da EFMM, o do encerramento das atividades da ferrovia, dia 10 de julho de 1972.

COMEMORA-SE

Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher. Dia Nacional da Mata Atlântica.  Dia Mundial dos Meios de Comunicação e Dia do Profissional Liberal. 

Católicos celebram Santo Agostinho de Cantuária, São Bruno de Würzburg. 

BRASIL

1810 – O príncipe regente Dom João VI autoriza a criação de um “teatro decente” no Rio de Janeiro. 

2017 — Morre Mãe Beata de Iemanjá (n. 1931), sacerdotisa brasileira.

MUNDO

1564 — Morre João Calvino ((n. 1509), teólogo cristão francês, “pai” do calvinismo. 

1933 – Os estúdios Walt Disney lançam o desenho animado “Os Três Porquinhos”.  

1964 — É fundada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

FOTO DO DIA

O DISCURSO DO ADEUS

O 10 de julho, de 1972, entrou na história rondoniense como uma data trágica e para não esquecer: naquele dia apitou, pela última vez, o trem da ferrovia Madeira-Mamoré, incluída dentre as “em extinção” pelo presidente Castelo Branco seis anos antes.

Muito emocionado, conforme o jornalista e ex-ferroviário João Tavares Pinheiro em artigo no jornal Alto Madeira, coube ao último diretor-geral da ferrovia, Vivaldo Teixeira Mendes (na foto fazendo o discurso do adeus da Madeira-Mamoré) cumprir a decisão presidencial, e num discurso ouvido entre choros por mais de 5 mil pessoas, no pátio da EFMM, ele lembrou que a ferrovia estava deixando a vida para entrar na história de Rondônia.

Além de ferroviário, onde caminhou desde cargos menores até chegar a diretor-geral, Vivaldo atuou em diversas atividades, sendo membro influente da maçonaria (loja Verdade), um dos incentivadores da escola de samba Pobres do Caiari, e liderou um grupo de ferroviários que participaram da difícil retirada de equipamentos pesados, trazidos para a abertura da BR-364, do navio Rio Tubarão, num porto improvisado na região dos Milagres.

(F. Saudosismo portovelhense)