O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

24.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1925 – No Clube Internacional (P. Velho), aplaudida a peça “O querido beija-flor”, por atores locais: Labib Mamud, Jacyra Lima, Maria Pinto, Angela Carvalho, Santos Jr., Joaquim Bartolo e Antônio Lopes.

1946 – Pela primeira vez em Porto Velho será celebrada uma Missa Cantada, pelo padre Eduardo Ligório, recentemente chegado à capital do Território.  

1956 – A direção do aeroporto do Caiari faz um apelo para que donos de bois e cavalos não deixem seus animais pastando na pista de pouso, o que pode causar acidentes com aviões. 

1970 – Missa de inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena.

1980 – Pela Lei 190/80, o dia 24 de maio é tornado Dia da padroeira de Porto Velho Nossa Senhora de Auxiliadora, feriado incluído no calendário municipal.

1987 – O presidente da Federação da Indústrias, Frederico Simon Camelo anunciou a compra de equipamentos de descompressão para mergulhadores em garimpos no Rio Madeira.

COMEMORA-SE

Dia Internacional dasCrianças Desaparecidas. Dia do Vestibulando, Dia Nacional do Telegrafista, Dia Nacional do Cigano, Dia do Datilógrafo, Dia da Infantaria do Exército, Dia Nacional do Calcário Agrícola, Dia Nacional do Milho. 

Católicos lembram Nossa Senhora Auxiliadora, São Vicente de Lérins. Metodistas celebram o Dia do Coração Aquecido.

BRASIL

1866 — Guerra do Paraguai: Batalha de Tuiuti entre o exército paraguaio e as forças da Tríplice Aliança. 

2011 – Morre Abdias do Nascimento (n.1914) ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras.

MUNDO

1261 – Nasce o poeta italiano Dante Alighieri (m. 1321) obras principais “Inferno de Dante” e “A Divina Comédia”. 

1543 — Morre Nicolau Copérnico (n. 1473), o 1º astrônomo moderno a propor que a Terra girava em torno do Sol. 

1748 – Data comemora o surgimento do Metodismo

FOTO DO DIA

HOJE É DIA DA PADROEIRA

Fixada em 1816 pelo papa Pio VII, na data de 24 de maio, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, é, desde 1980, conforme a Lei 190, assinada pelo prefeito interino Haroldo Cristóvão Teixeira Leite, oficialmente, a data da padroeira de Porto Velho, feriado municipal. 

A congregação das Filhas de Maria Auxiliadora foi criada pela freira Maria Domingas Mazzarello que, com Dom Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, cujas primeiras componentes chegam a Porto Velho no final da década de 1920.

Em 1937 o ex-prefeito de Porto Velho, então interventor do Amazonas, Álvaro Maia, visita o colégio das irmãs de Auxiliadora e sugere que seja aberta uma Escola Normal Rural, que funcionou, inicialmente em regime internato e semi-internato, só para meninas, adotando há poucos anos alunos masculinos.

Em 1940, o IMA forma a primeira turma de professoras normalistas Rural: Christina Courinos (oradora), Aurélia Banfield, Maria N. Zeed, Alzira M. Lima, Maturina Cavalcante, Maria Silva Costa e Iracema Cavalcante.

Fonte: Relatório das ex-Alunas Salesianas de Porto Velho ao arcebispo Dom Moacyr Grechi – 17.12.2010