O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

9.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, fica criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua área.

1946 – Comitiva formada por militares e mateiros, além do bispo dom Xavier Rey, saiu de Guajará-Mirim, em busca do tenente EB Fernando Oliveira, desaparecido na selva desde.

1948 – Na Comissão de Valorização da Amazônia, em Belém, lideranças da região criticaram a não atracação dos navios da Snapp em portos intermediários, prejudicando os ribeirinhos.

1986 – O deputado Tomás Correia, do PMDB, torna-se o primeiro membro da Assembleia Legislativa a renunciar ao cargo e assumir, na condição de vice-prefeito, a prefeitura de Porto Velho. 

1988 – O PMDB vai realizar sua convenção para escolher o próximo diretório estadual, está em clima de guerra aberta, com várias correntes na disputa.

COMEMORA-SE

Dia da Europa ou do Continente Europeu

Católicos lembram São Pacómio, Santa Luísa de Marilac, Santo Isaías Profeta

BRASIL

1748 – Desmembrada de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso. 

1960 – Liberada, nos EUA, a venda da pílula anticoncepcional. 

1921 — Nasce Sophie Scholl, ativista alemã anti-Hitler, é presa e guilhotinada pelos nazistas. 

2007 — Iniciou-se a primeira e única visita do papa Bento XVI ao Brasil. 

MUNDO

1605 – Publicada a 1ª parte de “Dom Quixote”, obra de Miguel de Cervantes. 1911 — As obras de Gabriele d'Annunzio são colocadas no Índice de Livros Proibidos pelo Vaticano. 1945 — Segunda Guerra Mundial: o Instrumento da rendição alemã é ratificado no quartel soviético em Berlim-Karlshorst.

FOTO DO DIA

“A ELEIÇÃO DA VERGONHA”

Houve de tudo um pouco na disputa pela Prefeitura de Porto Velho em 1985. No final o candidato do PMDB Jerônimo Santana foi eleito prefeito e alguns anos depois, em sua casa em Ji-Paraná, o ex-senador Claudionor Roriz, me confirmava que, para votar em Jerônimo Santana, ele próprio levara mais de 2 mil eleitores, de outros municípios, a Porto Velho.

A eleição municipal, a primeira vez que o eleitor de Porto Velho votou para o cargo desde 1929 em Porto Velho, nem chegou a empolgar, porque a 'máquinas', a municipal, liderada pelo prefeito-tampão José Guedes e a estadual, pelo governador-tampão Angel Angelin, jogaram duro a favor de Santana. Além disso... 

Os jornais sofreram pressão do próprio TRE e a Tribuna chegou a ter empastelada uma edição. 

Na véspera do pleito o TRE convocou a Imprensa para uma entrevista, onde editores foram informados que, basicamente, nem poderiam noticiar que a eleição aconteceria no dia seguinte, tantas foram as frases de “não pode” ou “não devem falar aquilo”.

No dia seguinte ao pleito, o jornal Alto Madeira dava uma síntese do que fora a escolha, com uma frase do seu diretor-superintendente Luiz Tourinho (foto), onde ele classificava o pleito como “A eleição da vergonha”.