Durante Fórum, Governo de Rondônia anunciou continuidade das ações municipalistas

Porto Velho, RO - Para impulsionar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida nos 52 municípios, o Governo de Rondônia anunciou um pacote de ações municipalistas, durante o 3° Fórum de Prefeitos e Vereadores, realizado na quinta-feira (4), em Porto Velho.

Nas edições anteriores, o Governo de Rondônia firmou parceria para destinação de mais de R$ 1 bilhão aos municípios, para investimentos em infraestrutura urbana. O que tem transformado as cidades com obras de asfalto, iluminação pública de LED, revitalização e construção de praças e espaços de esporte e lazer.

O governador Marcos Rocha destacou que, com os novos investimentos, busca-se fortalecer o progresso e renovar o alinhamento entre Estado e municípios, para beneficiar a população. ‘‘Estamos com o pacote de ações municipalistas em execução e vamos começar um novo a partir do segundo semestre deste ano, pois temos visto que esses benefícios têm transformado a vida da nossa população’’, acentuou.

Marcos Rocha lembrou do exemplo da praça da Bíblia, inaugurada em abril deste ano, em São Miguel do Guaporé. “Aquele era um lugar frequentando por usuários de drogas, cheio de lixo, e foi transformado em ambiente bonito para a população. Tem cidades que ficarão 100% asfaltados. São muitas ações como essas, que o Governo de Rondônia está fazendo para deixar nossos municípios mais prósperos”, salientou.

O cenário econômico positivo de Rondônia demonstra que a governança e boas práticas do Governo de Rondônia, com foco no municipalismo, está dando certo. “Rondônia destaca-se, nacionalmente, com a menor taxa de desemprego do Brasil, tem a segunda melhor distribuição de renda do país, é o que mais emprega jovens no cenário nacional; sobressaiu-se Triplo A em Solidez Fiscal, por três anos consecutivos, destaque em transparência. E estamos trabalhando para Rondônia ser o melhor lugar para viver e trabalhar do Brasil”, afirmou o governador.

Fórum reuniu prefeitos, vereadores, secretários estaduais e representantes do Poder Judiciário e Legislativo

POLÍTICAS PÚBLICAS

O governador pontuou, ainda, as novas ações criadas em 2023 para beneficiar os 52 municípios, a exemplo do Governo Itinerante, em que Marcos Rocha juntamente aos secretários passam uma semana em uma região do Estado, ouvindo e atendendo às demandas da população mais de perto.

Outra novidade de 2023 é a destinação de R$ 41 milhões para o “Compartilhando a Saúde”. O governador explicou que, a ação criada pelo Governo de Rondônia para que as prefeituras contratem especialistas e atendam aos munícipes, de forma mais próxima. “Isso traz dignidade à população”, garantiu.

Marcos Rocha, também citou que o fortalecimento da Saúde no Estado está acontecendo com ações, como a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia, em Porto Velho, e da continuidade da construção do Hospital de Guajará-Mirim, somando com a elaboração de projeto para construção do Hospital de Ariquemes.

No decorrer do evento, o governador anunciou que, em 2023 haverá um pacote de infraestrutura com mais investimentos em estradas estaduais, e a estadualização de linhas municipalistas, ou seja, o Estado passará a ser responsável por melhorias de vias dos municípios, para dar melhor trafegabilidade em todos os 52 municípios, para o trânsito da população, e também ao escoamento da produção agrícola, setor importante para a economia de Rondônia.

“Isso dará mais fôlego para os municípios, pois tira um gasto municipal, que passa a ser do Estado, e permite que as prefeituras possam ampliar outras ações em benefício da população.


Governo de Rondônia destaca resultados positivos na economia de Rondônia em coletiva de imprensa

A secretária da Seas, Luana Rocha aproveitou a oportunidade para anunciar investimentos em 2023 para a rede de assistência social dos municípios, por meio do Confinamento, repasse financeiro às prefeituras investirem para atender as necessidades da população no eixo da assistência social, ressaltando o programa Criança Protegida, que por meio deste, será entregue neste mês, equipagem para os conselhos municipais, onde houve adesão das prefeituras, e anunciou que o próximo passo será a entrega de caminhonetes, e depois de prédios para funcionamento dos Conselhos Tutelares. “Uma gestão pública de qualidade é essa que faz os benefícios chegarem a quem verdadeiramente precisa. Nossa missão é cuidar das pessoas”, evidenciou a secretária.

Na área da Educação, o Governo também traz novidades. Com o lançamento do projeto Educação de Paz, que tem como objetivo reforçar a cultura de paz e reduzir a violência no ambiente escolar, com uma ferramenta online para registro de ocorrências e permitir acionar profissionais que estarão prestando atendimento às vítimas de violência, nas escolas.

BOAS PRÁTICAS

O fórum também foi marcado pelo compartilhamento de boas práticas na gestão pública. A exemplo da execução do Planifica SUS no município de Fernandes Pinheiro, no Paraná, apresentada pela prefeita Cleonice Aparecida Kufener Schuck, e a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos. Na cidade, a gestora disse que o cuidado com a saúde da população é 100% pelo SUS, sem existência de farmácia e nem clínicas particulares.

Também houve a palestra com o tema: “Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde”, ministrada pela coordenadora de Projetos e Novos Serviços da diretoria de ABS do Albert Einstein, Ana Aline Freire de Souza, que trouxe uma panorama sobre a importância de investir na base da saúde, a atenção primária para garantir o sucesso de toda a rede de saúde.

Já na palestra com o tema “Liderança com foco em resultado”, do diretor de empresa de Porto Velho, que funciona como uma escola de negócios, o advogado Rafael Ereira, explicou o posicionamento de líderes e colaboradores para de fato alcançarem os objetivos traçados.

O secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves destacou a importância da articulação efetiva para aplicação da Política Pública Correta. “O Governo de Rondônia tem respeito por todos os nossos 52 municípios, e esse Fórum é importante porque é na junção de ideias que alcançamos vitórias. É nessa disposição de debater ideias e buscar conhecimento que nos renovamos, e assim encontramos novos caminhos, para novos resultados”, assegurou.

Secretários estaduais estiveram presentes no Fórum

UNIÃO

O evento reuniu além de prefeitos e vereadores, deputados estaduais, secretários estaduais, representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e do Ministério Público Estadual. O governador destacou a importância do trabalho integrado para o desenvolvimento de Rondônia.

“Não é possível governar sozinho, unidos somos mais fortes, por isso, o Governo de Rondônia investe nos 52 municípios e está alinhado com os Poderes, para trazer benefícios que atendam de verdade as necessidades da população”, destacou Marcos Rocha.

O prefeito de Pimenta Bueno e presidente do Consórcio Interfederativo da Região Norte – CindeRondônia, Arismar Araújo de Lima, parabenizou o governador de Rondônia por proporcionar um ambiente de troca de experiências, pensando no desenvolvimento dos municípios.

Da região Madeira-Mamoré ao Cone Sul, os prefeitos ressaltam as ações municipalistas do Governo de Rondônia. O prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz destacou que, o apoio do Estado foi fundamental para avançar em áreas essenciais para a sociedade.

“Fomos agraciados com esse planejamento estratégico do Governo de Rondônia. Essas ações municipalistas deram condições para Candeias executar a maior ação de pavimentação asfáltica do município. Também recebemos repasses à urbanização, inclusive para reforma do complexo turístico, na saúde, agricultura; a complementação para construção de uma escola de concreto, entre outros investimentos. Sem o Governo não teríamos conseguido reconstruir o município”, consolidou.

A prefeita de Pimenteiras do Oeste, Valéria Garcia também assegura que, as ações municipalistas têm ajudado a desenvolver a cidade. “São vários investimentos do Governo em nosso município, agradecemos por esse olhar diferenciado, de apoiar a todos”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia