Sesau oferta os serviços em oftalmologia geral adulto e pediátrico

Porto Velho, RO - No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26), a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau enfatiza a importância da conscientização da população para o diagnóstico precoce e orienta onde buscar atendimento. Desde janeiro até maio foram ofertadas 732 consultas, 862 exames e 36 procedimentos a laser, para tratar o glaucoma no Hospital de Base Ary Pinheiro.

O glaucoma é considerado o inimigo silencioso da visão, uma condição caracterizada pelo dano ao nervo óptico que possui como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular, que pode levar à perda gradual da visão.

O governador Marcos Rocha enfatiza o trabalho de assistência e tratamento das pessoas com glaucoma. “O rastreio do glaucoma deve ser sempre lembrado não somente em uma data única, mas o ano inteiro, a cada consulta oftalmológica, a cada troca de óculos, cada periódico e exames de rotina devemos direcionar nossa atenção para essa potencial morbidade”, afirma.

Por ser uma doença em sua grande maioria assintomática, o diagnóstico pode ser tardio, uma vez que há uma grande parcela da população que não procura a atenção oftalmológica adequada, se limitando a procurar o profissional apenas quando sente algo mais grave ou quando parte da visão já se perdeu.

Segundo Rodrigo Carvalho, chefe do departamento de Oftalmologia, o acompanhamento é essencial. “Neste mês, a campanha Maio Verde serve para nos alertar sobre a importância de realizar o acompanhamento com oftalmologista. As unidades do Estado oferecem os serviços necessários para garantir a prevenção e tratamento”, afirmou.

COMO BUSCAR ATENDIMENTO

O usuário do Sistema Único de Saúde – SUS deve se direcionar à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter o encaminhamento e ser regulado. Em seguida, será chamado para atendimento na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), onde são realizados os exames, diagnósticos e acompanhamento do glaucoma.

As cirurgias e procedimentos direcionados ao controle da doença são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

O titular da Sesau, Jefferson Rocha destaca o empenho dos profissionais em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. “A sociedade conta e precisa do nosso atendimento, e para isso, oferecemos o serviço com profissionais de excelência e equipamentos de qualidade”, enfatiza o gestor.

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA

Atualmente, a Sesau oferta os serviços em oftalmologia geral, adulto e pediátrico, retina, glaucoma, estrabismo, plástica ocular reparadora, pterígio e córnea.

No Hospital de Base, também funciona o serviço de urgência e emergência oftalmológica, que atende 24h, de segunda a segunda, toda a demanda do Estado. Para ser atendido o paciente deve ser encaminhado pelas Unidades de Pronto Atendimento, a exemplo das UPA’s, ou pelo Pronto Socorro João Paulo II, via Central Estadual de Regulação bem como todas as cirurgias oftalmológicas eletivas.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia