Mais de 300 atendimentos foram realizados na terça-feira pela equipe da Seas durante ação

Porto Velho, RO - Serviços essenciais que fazem parte da ação do Rondônia Cidadã foram disponibilizados na terça-feira (16), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, no Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua – Centro Pop Dom Moacyr Grechi, para pessoas em situação de rua, em Porto Velho.

Emissão da 1ª e 2ª vias do Registro Geral (RG), cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, carteira de trabalho digital e corte de cabelo, fizeram parte da ação realizada em parceria com a prefeitura da Capital. Pelo menos 342 atendimentos foram feitos entre 8h e 16h.

Esta foi a segunda vez que a Seas atuou como parceira na ação municipal, voltada a este público no Centro Pop, inaugurado pela prefeitura em 2022, e que está localizado na rua Joaquim Nabuco, 2874, Bairro São Cristóvão, com a proposta de prestar assistência com serviços de saúde, garantia de direitos, capacitação e alimentação para as pessoas que vivem em situação de rua.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforça as ações realizadas pelo Governo para levar atendimento às pessoas que necessitam de assistência social. “O Rondônia Cidadã tem levado ações de cidadania a todos os municípios; mas, nesta ação específica, atuamos com a prefeitura para atender apenas pessoas em situação de rua. O resultado que observamos, é a melhoria da autoestima com um simples corte de cabelo, além da emissão de documentos e outros serviços que garantem mais dignidade”, pontuou.

Desde que foi criado em 2019, como projeto Seas Cidadã, a ação já ofertou mais de 40 mil atendimentos, com edições realizadas a cada fim de semana e agora, a cada 15 dias em todo o Estado. “Temos por missão de desenvolver a Assistência Social por meio de políticas públicas a quem delas necessitar, assegurando o acesso aos direitos e à proteção social.

Este público, com certeza, faz parte do nosso planejamento que visa ofertar não apenas ações temporárias, mas, também, inserir estas pessoas no mercado de trabalho, com as diversas capacitações profissionais disponibilizadas”, reforçou a secretária da Assistência Social de Rondônia, Luana Rocha.

O Centro Pop, que recebe em média 180 pessoas por dia, oferece oficinas de capacitação, serviços básicos de saúde, distribuição de café da manhã e almoço; ajuda na emissão de documentos e atendimento psicossocial, além de disponibilizar espaço para higiene pessoal, lavanderia, e guarda de pertences. Interessados podem fazer doações de roupas, calçados e produtos de higiene pessoal, bem como desenvolver oficinas diversas.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia