Evento ocorreu no estande da Assembleia Legislativa na feira internacional

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), por meio da Escola do Legislativo, promoveu na manhã desta sexta-feira (26) uma mesa redonda para debater a “Segurança nas Escolas” abordando o tema “Primeira intervenção em ocorrências de crise” durante a realização da 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento encerrou as atividades do estande da Alero no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O ciclo de palestras contou com a participação de professores e alunos de instituições de ensino fundamental, médio e superior com o objetivo de discutir a segurança nas escolas, demonstrando a preocupação dos parlamentares estaduais para buscar o desenvolvimento de um protocolo de segurança a ser adotado por estudantes e profissionais da educação no reestabelecimento da paz nesse espaço central de formação de crianças e adolescentes.

“A Assembleia Legislativa está atenta as demandas da sociedade e em conjunto com os órgãos de segurança para encontrar alternativas para coibir incidentes em escolas por nosso estado. É a Casa de Leis à serviço da população e trabalhando para reestabelecer a harmonia no ambiente escolar”, afirmou o presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota).

De acordo com o especialista em gestão de conflitos, negociação de reféns e gerenciamento de crises, coronel PM Marcos Freire, o cenário faz com que seja criada uma rede de fortalecimento do comportamento que seja certo.

“Nós precisamos cultivar as boas maneiras e isso é um processo dentro da nossa sociedade para que possamos manter a segurança no ambiente escolar no nosso estado. Esse encontro serviu para discutir, ouvir e também aceitar sugestões para mantermos um ambiente de paz em nossas escolas”, destacou.

O secretário de Segurança Institucional da Alero e negociador policial em ocorrências de altíssima complexidade, tenente-coronel PM Emanuel Lourenço do Nascimento, frisou que é importante a participação de cada órgão de segurança pública nesse processo. “Temos um gerenciamento de crise e também planos de ação a serem desenvolvidos.

A escola é o lugar onde os estudantes passam a maior parte dos seus dias e ela costuma marcar as primeiras experiências de socialização. Por isso é essencial a discussão sobre os mais variados aspectos para garantir a efetividade na segurança das escolas”, acrescentou.

Negociador policial em situações de alta complexidade e abordagem técnica a tentativa de suicídio, tenente-coronel BM Francisco Pinto Andrade Júnior, ressaltou a importância sobre a identificação para a manutenção do bem-estar dos alunos. “A febre é um sinal de algo de errado que está acontecendo no corpo, então precisamos entender que esses incidentes se tratam de um problema de saúde mental.

O trabalho do Corpo de Bombeiros é desenvolvido em três partes: prevenção, intervenção e posvenção. Portanto é importante se ressaltar que além da saúde física também temos que cuidar do nosso psicológico”, disse.

Para o delegado da Polícia Civil e coordenador da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), formado em negociação policial de reféns, Willian Roberto Sanches Filho, é essencial o acompanhamento dos alunos no dia a dia para a identificação de um comportamento anormal no ambiente escolar.

“O papel dos membros das escolas é entender o motivo de se acontecer isso, pois existem várias motivações para ocorrer um incidente, porém é necessário observar e buscar o que leva a pessoa a promover incidentes nas escolas”, frisou.

Ao final, o público presente questionou os palestrantes sobre os modelos de prevenção para assegurar a segurança no ambiente escolar. “Evoluímos no nosso debate para trazer esse bate papo com a sociedade pois é isso que precisamos trabalhar com a realidade que nós temos, pois falamos aqui em prevenção e em como identificar incidentes além da interação das instituições para a efetividade nas ações. Também existe um projeto dentro da Escola do Legislativo para se tratar esse assunto como um curso na escola e esta demanda está sendo devidamente passada”, encerrou o tenente-coronel PM Emanuel Lourenço do Nascimento.

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO