Presidente da República terá reunião bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; assuntos como Fundo Amazônia e o aumento da balança comercial entre os países devem entrar em pauta

Porto Velho, RO -
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, por volta das 7h40min (de Brasília) desta sexta-feira (5), em Londres, para participar da coroação do rei Charles III. O evento acontecerá neste sábado (6), na Abadia de Westminster.

Seu primeiro compromisso será às 13h, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, para uma reunião bilateral, na sede do governo britânico, no número 10 da Downing Street.

Entre os assuntos deve estar a defesa do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas. O país europeu indicou que deseja participar do Fundo Amazônia, bem como poderá confirmar seu apoio a realização da COP-30 na cidade de Belém em 2025.

A guerra da Ucrânia será outra das pautas discutidas. Os dois têm visões distintas sobre o conflito no Leste Europeu. Os britânicos nutrem uma rivalidade anterior com a Rússia, sendo o segundo país que mais contribui com as tropas ucranianas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

A administração de Sunak acredita que a paz terá mais chances de ser alcançada com uma vitória da Ucrânia. O governo Lula, por sua vez, defende uma posição independente, com o fim da guerra sendo alcançado com o apoio de nações que não estejam diretamente envolvidas, como, por exemplo, com sua ideia de criação do “G20 da paz“.

O comércio também será tema. Os britânicos estão na 20ª posição entre os parceiros comerciais do Brasil. Conforme dados do Ministério da Indústria e Comércio, a balança comercial entre os dois países movimentou apenas US$ 6,45 bilhões. Um acordo para o fim da bitributação pode estar no radar.

Às 14h, o presidente Lula participará de uma recepção oferecida pela Família Real no Palácio de Buckingham, no centro de Londres.

Acompanhe em tempo real todas as notícias sobre a coroação do Rei Charles III no site da CNN e pela TV. Haverá programação especial, com mais 10 horas de cobertura.

Fonte: CNN Brasil