Trevor Daniel Jacob, 29, mentiu às autoridades ao afirmar que a aeronave teria sofrido uma falha no motor

Porto Velho, RO - Um youtuber de 29 anos se declarará culpado de uma acusação federal após destruir os restos de um avião que caiu propositalmente para ganhar visualizações, anunciaram funcionários do Departamento de Justiça dos EUA na quinta-feira (11).

Trevor Daniel Jacob admitiu às autoridades que planejava derrubar seu avião em um vídeo que fez para promover uma carteira.

Mais tarde, ele recolheu os destroços da aeronave e se livrou deles para impedir que os investigadores federais investigassem o local do acidente, de acordo com um comunicado à imprensa do Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito Central da Califórnia.

Jacob, um piloto e paraquedista, concordou em se declarar culpado de uma acusação de destruição e ocultação com a intenção de obstruir uma investigação federal, disse o comunicado.

A CNN entrou em contato com o advogado de Jacob para comentar.

O voo ocorreu no dia 24 de novembro de 2021. Jacob partiu do Aeroporto de Lompoc City, no condado de Santa Bárbara, mas nunca teve a intenção de pousar a aeronave, admitiu em delação premiada.

Em vez disso, ele “planejou ejetar de sua aeronave durante o voo e filmar a si mesmo caindo de paraquedas no chão e seu avião descendo e caindo”, de acordo com o comunicado.

Jacob colocou várias câmeras em diferentes partes do avião e levou consigo um paraquedas, uma câmera de vídeo e um bastão de selfie, disse o comunicado.

“Aproximadamente 35 minutos após a decolagem, enquanto voava sobre a Floresta Nacional de Los Padres, perto de Santa Maria, Jacob ejetou-se do avião e se filmou caindo de paraquedas no chão”, acrescentou.

Depois de cair de paraquedas no chão e gravar o acidente, ele caminhou até os destroços e levou os dados de vídeo do acidente com ele, de acordo com o comunicado.

O youtuber relatou o acidente ao National Transportation Safety Board (NTSB, na sigla em inglês) dois dias depois e concordou em compartilhar o local da queda.

Mas, em vez disso, ele mentiu para as autoridades que não sabia onde era o local e, cerca de duas semanas depois, voou para o local com um amigo, carregou os destroços e depois os destruiu, de acordo com o comunicado, que cita o acordo judicial.

Cerca de um mês após o ocorrido, ele publicou um vídeo no YouTube chamado “I Crashed My Airplane” (“Eu Bati Meu Avião”, em tradução literal), mostrando o acidente e o salto de paraquedas do avião.

Alguns espectadores suspeitaram da façanha, com vários comentários apontando que Jacob já estava usando um paraquedas, não fez nenhuma tentativa de deslizar a aeronave para uma área de pouso segura e levou sua câmera e bastão de selfie com ele ao abandonar o avião.

“Jacob admitiu em seu acordo de confissão que pretendia ganhar dinheiro com o vídeo”, acrescentou o comunicado.

Ele também admitiu ter mentido para os investigadores federais depois de enviar um relatório de incidente de acidente aéreo e alegou falsamente que o avião perdeu totalmente a potência cerca de meia hora após a decolagem, disse o comunicado à imprensa.

“Jacob também mentiu para o inspetor de segurança da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) quando disse que o motor do avião havia parado e, como não conseguiu identificar nenhuma opção segura de pouso, ele saltou de paraquedas do avião”, acrescentou.

A FAA revogou a licença de piloto de Jacob no ano passado, de acordo com o comunicado.

Espera-se que Jacob compareça ao tribunal nas próximas semanas.

Fonte: CNN Brasil