A emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA está vinculada à declaração de rebanhos

Porto Velho, RO - Com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, iniciou nesta semana a primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos.

Os produtores terão até o dia 31 de maio para fazer a declaração, lembrando que podem declarar pela internet no site da Agência ou nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal – Ulsav. O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou como fazer a declaração; “o processo de declaração é muito simples pela internet, e a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ é a mesma utilizada para fazer a declaração dos rebanhos.

Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, salientou.

O governador do Estado, Marcos Rocha falou da importância de realizar a declaração. “Essa é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal – OMSA.

As responsabilidades para manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação são compartilhadas, todos têm que cumprir seu papel. Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção”, destacou.

Vale destacar que, a emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA está vinculada à declaração de rebanhos, ou seja, o produtor só poderá emitir o documento depois que regularizar o rebanho junto à Idaron. Embora o produtor tenha 30 dias para fazer a declaração dos rebanhos, ele não deve deixar a declaração para última hora, para evitar sobrecarga no sistema e imprevistos em relação às filas e dificuldades na liberação de GTAs.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia