Fórum Mundial de Integridade e Medidas Preventivas do Controle
Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia participou do Fórum Mundial de Integridade e Medidas Preventivas do Controle, maior conferência de prevenção à corrupção do mundo, com representante da Controladoria Geral do Estado – CGE. O evento aconteceu no centro de reuniões da Organização para Economia Cooperação e Desenvolvimento – OCDE dos dias 22 a 27 de maio em Paris, na França.
Com o tema “Trabalhando juntos para fortalecer a integridade e combater a corrupção”, o Fórum teve o objetivo de discutir como o Brasil precisa avançar e quais instrumentos precisam ser adotados, além de se concentrar em soluções políticas e inovações de negócios que fortaleçam a integridade e previnam a corrupção.
“A participação de Rondônia em reuniões com órgãos estratégicos, visa aproximar o sistema de controle às boas práticas internacionais, que é uma determinação do Governo. Além disso, essa troca é essencial para o lançamento do segundo pacote de medidas de prevenção à corrupção”, comentou o controlador geral, Francisco Netto, participante do evento.
Para o governador, Marcos Rocha, “o Estado de Rondônia busca promover uma estrutura de Controle que seja um referencial em desenvolvimento sustentável no país, assim cumprindo nossa agenda até 2030. A responsabilidade por uma administração pública mais íntegra é de todos nós”, destacou.
Essas ações fazem parte do aprimoramento de novos mecanismos de controle a serem lançados pelo Estado, no que tange às medidas de prevenção à corrupção, conforme planejamento estratégico. Serão disponibilizadas uma série de medidas relativas à gestão de riscos sociais, ambientais e de governança no âmbito da CGE/RO, além de fomento à integridade privada no Estado de Rondônia.
Os destaques em indicadores de solidez fiscal, menor desemprego e transparência, devem avançar a partir dessas medidas preventivas, além de ser referência em indicadores de equidade e justiça social, destacou o controlador geral.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários