Recursos serão direcionados para a ampliação do acesso à energia e na melhoria da confiabilidade energética para a população

Porto Velho, RO - Com o objetivo de melhorar ainda mais o fornecimento de energia em Rondônia, a Energisa prevê investimentos na ordem de R$500 milhões no estado ao longo de 2023. O valor será aplicado principalmente no aumento do acesso à energia e na melhoria da confiabilidade.

“Mesmo estando em uma região com fortes alterações climáticas, com um período de chuvas intenso e que traz mais desafios para nossas operações, conseguimos realizar uma verdadeira transformação energética nos últimos quatro anos.

Famílias que esperavam há anos por energia em seu sítio, agora podem usar um freezer, ventilador e até uma bomba para irrigar sua plantação. Temos orgulho de ser a concessionária de energia de Rondônia e seguiremos investindo, levando o progresso para todo o estado, através de energia limpa e de qualidade”, afirma o presidente da Energisa Rondônia, André Theobald.

Entre os investimentos, destaca-se o programa Mais Luz para a Amazônia, que irá beneficiar cerca de 2.000 famílias, ao longo de dois anos, em comunidades ribeirinhas e quilombolas, que ganharão placas solares para o fornecimento contínuo e sustentável de eletricidade.


Mais Luz para a Amazônia — Foto: Arquivo

Outras quatro mil famílias também serão contempladas via programa Luz Para Todos, através de extensões de rede elétrica e ligações domiciliares. O investimento irá fortalecer o agronegócio na região, à medida que irá garantir energia para o pequeno e grande produtor rural.

Além disso, a Energisa está adquirindo sua terceira subestação móvel, através de um investimento de R$ 16 milhões. O equipamento é utilizado em situações de manutenção e contingências, permitindo que os trabalhos sejam feitos sem interrupção do fornecimento de energia.

Para os próximos dois anos, também estão previstas obras de construção e ampliação de subestações em Nova Mamoré, Rolim de Moura, Vilhena, Ariquemes e Santa Luzia.

Em relação à capacitação profissional, a empresa concluiu no último mês os cursos do projeto Soldado Cidadão, realizados em parceria com a FIERO, Exército e Federação das Indústrias. Foram capacitados gratuitamente ex-militares para atuarem como eletricistas de redes de distribuição no estado.

Entre os formandos, o destaque ficou por conta de uma turma com 31 mulheres, reforçando o compromisso da empresa com a pluralidade e equidade de gênero.

Fonte: G1/RO