O material será oficialmente lançado durante o Projeto MP Itinerante, no Baixo Madeira

Porto Velho, RO - Narrativas simples, preenchidas com personagens afetivos, contando histórias cotidianas, apresentam a série Cidadania: um conjunto de livros sequenciados, que abordam temas como bullying, diversidade e honestidade.

O material é a nova ferramenta do Ministério Público de Rondônia para dialogar com o público infantil, fazendo-o entender, de modo lúdico e didático, que cada criança é um sujeito de direitos e deveres.

De autoria da Promotora de Justiça Alba da Silva Lima, egressa da carreira do magistério, a obra busca promover junto a estudantes da faixa etária de 7 a 11 anos, a compreensão de temas presentes e sensíveis para sociedade. O material obedece à estrutura da linguagem infantil, com apresentação visual atrativa, sendo de fácil entendimento e absorção.

“O material tem uma proposta multidisciplinar, podendo ser encaixado no planejamento pedagógico dos professores, dando liberdade aos profissionais para que trabalhem os assuntos de acordo com a grade curricular da escola”, explica a autora, que enfatiza também ser o livro um bem que pode compor o acervo da biblioteca da unidade de ensino.

Composta no total por cinco obras, a série Cidadania teve inicialmente os três primeiros volumes impressos, nos títulos ‘Qual o seu jeitinho?’; ‘Somos diferentes mesmo?’ e ‘Responsabilidade não tem idade’, estando os demais previstos para um futuro próximo.



MP Itinerante – O material que já está pronto será oficialmente lançado durante o Projeto MP Itinerante, a ser realizado no período de 8 a 12 de maio, na região ribeirinha de Porto Velho. Quase 500 exemplares serão distribuídos no local como parte das ações da Ouvidoria do MPRO, que abraçou a iniciativa.

Para Alba Lima, a entrega inaugural dos livros na região do Baixo Madeira guarda uma simbologia singular, diante das dificuldades na oferta da educação em áreas afastadas dos grandes centros, já que o propósito das publicações é empoderar e fortalecer as noções de cidadania do público infantil, fomentando a reflexão, o movimento pela busca, por fazer valer direitos e cumprir com obrigações.

A série Cidadania, conforme a autora, nasceu como parte do projeto de mestrado da Promotora na área de Administração Pública. A obra tem a ilustração dos artistas Vinícius Rafael Nascimento e Leandro Vidão. Diagramação e impressão foram realizadas pela Seção Gráfica do MPRO.

Fonte: MP/RO