Acordo de grãos estabelecido em julho de 2022 com a Ucrânia garantia passagem segura para navios com exportações

Porto Velho, RO - Bridget A. Brink, a embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, acusou a Rússia de “novamente impedir navios de carregar grãos nos portos da Ucrânia para alimentar as pessoas que precisam em todo o mundo”.

A funcionária dos EUA fez referência a comentários semelhantes sobre o assunto feitos pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

“O mundo não deveria precisar lembrar Moscou a cada poucas semanas para parar de usar a fome das pessoas como uma arma em sua guerra contra a Ucrânia”, escreveu Brink no Twitter, citando Blinken.

Farhan Haq, vice-porta-voz da ONU para o secretário-geral, disse que duas inspeções de navios aconteceram na terça-feira (9).

A notícia chega um dia depois que a ONU disse que não houve inspeções de navios como parte do acordo de grãos por dois dias.

A Ucrânia acusou na segunda-feira (8) a Rússia de efetivamente interromper o acordo de grãos ao não inspecionar os navios.

A Black Sea Grain Initiative é um acordo entre a Ucrânia e a Rússia, mediado pela ONU e pela Turquia, que foi estabelecido em julho de 2022 para garantir passagem segura para navios que transportam grãos e oleaginosas – algumas das exportações mais importantes da Ucrânia.

As conversas para estender a iniciativa estão em andamento. O acordo de grãos do Mar Negro foi prorrogado pela última vez em 18 de março por 60 dias e deve expirar em 18 de maio.

Fonte: CNN Brasil