A elaboração do Plano de Integridade é fundamental na prevenção e combate à corrupção no Estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais íntegro voltado ao interesse da população, e incentivar a transparência pública, a Controladoria Geral do Estado – CGE realizou nesta quarta-feira (3), o primeiro workshop para a construção do Plano de Integridade, da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

O diretor de Consultoria e Gestão de Riscos da CGE, Pablo Vivan palestrou no evento e trouxe mecanismos para auxiliar a Secretaria no levantamento, identificação e tratamento dos riscos de integridade, além de conhecimentos gerais nas áreas de gestão, integridade, governança, mecanismos de combate à fraude e corrupção.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a implementação e cumprimento do Programa de Integridade em cada secretaria que adere ao Proin é um indicador de que as ações públicas são feitas com total transparência, assegurando que todo o serviço que é realizado visa à sociedade”, destacou.

De acordo com o diretor de Integridade da CGE, Luiz Afonso, a realização deste primeiro workshop para a construção do Plano da Sesdec, é um exemplo de como a CGE está atuando de forma proativa na prevenção e no combate à corrupção, e outros riscos institucionais.

“A construção de um Plano de Integridade por uma Secretaria tão importante como a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania é um processo complexo, que exige a participação e o comprometimento de todos. O envolvimento da Controladoria é essencial para garantir que todas as etapas sejam cumpridas e que o plano seja efetivo”, comentou.

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O Programa de Integridade, instituído por meio do Decreto Estadual n° 26.238, de 19 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar o controle social, a transparência e a cultura íntegra, como forma de mitigar os riscos éticos e institucionais, valorizando a eficiência e a efetividade no serviço público, baseado em valores e princípios como a ética, a transparência nas ações, o respeito aos servidores e a prevalência ao interesse público.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia