Li Haoshi cancelou todas as suas apresentações depois de uma piada com referência vaga aos militares

Porto Velho, RO - Um comediante de stand-up chinês cancelou todas as suas apresentações depois de uma piada com referência vaga aos militares do país provocou a raiva das autoridades e uma investigação oficial sobre a empresa que o representa.

A controvérsia ressalta a linha delicada que os comediantes devem seguir na altamente censurada China, um país onde a política raramente é motivo de riso.

Li Haoshi chamou a atenção das autoridades depois de usar uma frase associada ao Exército Popular de Libertação ao contar uma história sobre dois cães vadios em sua recente apresentação, de acordo com a mídia estatal Jimu News.

Mais tarde, ele expressou seu “profundo remorso e arrependimento” em uma postagem nas redes sociais na segunda-feira (15), dizendo que havia usado “uma analogia extremamente inadequada para trazer sentimentos e associações ruins ao público”.

“Vou assumir toda a responsabilidade e cancelar todas as minhas apresentações para refletir profundamente e me reeducar”, disse o comediante, que atende pelo nome de House e tem 136 mil fãs na plataforma de mídia social chinesa Weibo.

A polêmica surgiu de seu show no Century Theatre em Pequim no sábado (13), quando ele brincou sobre como havia adotado dois cães desde que se mudou para Xangai.

Ele continuou dizendo que um dia seus dois cachorros enérgicos perseguiram um esquilo, o que o lembrou de oito palavras, antes de ele entregar a controversa piada, de acordo com o áudio postado no site de mídia social chinês Weibo.

“Excelente estilo de trabalho, capaz de vencer batalhas”, disse ele, lançando um conhecido slogan do Partido Comunista Chinês referindo-se ao PLA.

A frase foi pronunciada pela primeira vez em 2013 pelo líder chinês Xi Jinping, que também preside o exército, ao apresentar uma lista de qualidades que comandava no exército do país. Desde então, foi repetido em várias ocasiões oficiais.
Intensifique a educação

A piada de Li provocou uma rodada de risos no show, como mostra o áudio ouvido pela CNN, mas também gerou desconforto em um membro da platéia, que o Jimu News relatou ter levado ao Weibo para reclamar que a piada era inapropriada.

A postagem desencadeou um intenso debate no Weibo sobre se Li estava sendo engraçado ou desrespeitoso, chamando a atenção das autoridades que não pareciam achar graça.

Na segunda, a Agência de Aplicação da Lei Cultural de Pequim abriu uma investigação sobre a Shanghai Xiaoguo Culture Media, a empresa que representa Li, informou a mídia estatal Beijing Evening News.

A Shanghai Xiaoguo Culture Media descreveu a piada como “inapropriada” antes de pedir desculpas em um comunicado na segunda-feira.

“Suspendemos seu trabalho indefinidamente”, disse a produtora, acrescentando que “intensificaria a educação e o treinamento dos atores para manter a ordem na indústria”.

Sem nomear o comediante, o porta-voz do Partido Comunista Diário do Povo disse que mesmo os comediantes devem respeitar os limites quando se trata de piadas, e seria um erro colocar o humor antes de tudo.

Um novo gênero de talk shows com comediantes de stand-up perspicazes se enfrentando em competições televisionadas provou ser um grande sucesso entre o público jovem na China nos últimos anos.

Os comediantes fazem seu nome participando desses shows e muitas vezes expandem suas carreiras para shows ao vivo – como Li fez.

Mas os artistas têm que se ater a roteiros pré-aprovados – baseados estritamente em tópicos não políticos – tornando a referência militar indireta que colocou Li no lado errado das autoridades desta vez incrivelmente rara.

A China impõe censura rigorosa sobre questões que considera sensíveis, desde o decote feminino até críticas contra o Partido Comunista em todas as plataformas, sejam sites de mídia social online ou mídia de massa tradicional.

Esse controle ideológico se intensificou sob Xi, impactando amplamente a indústria do entretenimento. Em 2021, a China também aprovou uma lei que proíbe calúnias e insultos contra militares.

Em maio passado, o ex-jornalista investigativo Luo Changping foi condenado a sete meses de prisão e obrigado a pedir desculpas publicamente por chamar de “estúpidos” os soldados chineses retratados em um filme de grande sucesso sobre a guerra da Coreia.

O senso de humor de Li dividiu os usuários nas redes sociais chinesas.

Um usuário do Weibo questionou: “Como é que a multidão ainda estava rindo?”. Outro usuário do WeChat, um aplicativo de mensagens instantâneas que também permite que os usuários criem blogs, foi mais compreensivo.

“Esta não é uma boa analogia e não é engraçada. Mas esse ator não tinha intenção de insultar os soldados”, escreveu a pessoa.

Fonte: CNN Brasil