O benefício me possibilitou estar presente e cuidar por mais tempo da minha filha

Porto Velho, RO - Com um olhar sensível voltado às necessidades materna e familiar, o Ministério Público de Rondônia está em constante transformação para garantir melhores condições de trabalho para suas integrantes mães.

Por meio das resoluções nº 17/2011-PGJ (Mãe Protetora), nº 29/2022-CPJ e nº 1/2023/PGJ, as membras, servidoras, estagiárias e voluntárias da instituição podem usufruir de benefícios como redução na carga horária, intervalo para amamentação e regime de trabalho não presencial.

As medidas compõem uma robusta política institucional implementada pelo MP para promover uma cultura humanizada e harmônica no ambiente organizacional. É um investimento na qualidade de vida e saúde emocional do quadro de colaboradores.

Bárbara Rodrigues de Souza Ramos, servidora lotada na Gerência de Recursos Humanos, desfruta da garantia prevista na recente Resolução nº 1/2023/PGJ, que concede condições especiais de trabalho para gestantes e lactantes, pessoa com deficiência ou doença grave, pais ou responsáveis por dependentes na mesma circunstância e servidores com idade igual ou superior a sessenta anos.

Mãe de uma bebê de 10 meses, a servidora atualmente labora em regime de trabalho não presencial e relata que, mesmo sendo um desafio trabalhar com uma bebê em casa, com pequenos ajustes na rotina da família é possível e dá muito certo.

“É uma experiência maravilhosa. O benefício me possibilitou estar presente e cuidar por mais tempo da minha filha. É sempre uma preocupação quando precisamos deixar nossos filhos tão pequenos aos cuidados de outras pessoas, e a oportunidade de trabalhar de casa amenizou essa angústia”.

Fazendo uso do projeto Mãe Protetora com horário reduzido para amamentação, a servidora Greyce Kelly de Souza Gomes conta que usufruirá do benefício até o seu bebê completar um ano de idade. “Com o horário especial consegui retornar ao trabalho presencial, sem ter causado um sofrimento maior ao meu filho, por conta do tempo distante dele”, diz a colaboradora do MP agradecendo ao projeto que contribui no cuidado com a amamentação do seu bebê.

De acordo com o Secretário-Geral do MP, Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges, as Promotoras e servidoras mães despertam uma reflexão institucional muito importante, na medida em que continuam prestando o serviço público de qualidade, mas compatibilizando os compromissos da função pública com esse novo momento de suas vidas, que exige atenção, cuidado e dedicação ao filho(a).

O Secretário-Geral reconhece o trabalho destas profissionais que conciliam com galhardia a maternidade e o trabalho. “A instituição reconhece e quer participar desse momento tão especial, que é a maternidade”, reiterou.

Conforme pesquisas na área, as mães aumentam a produtividade da equipe em mais de 10% e geram uma experiência 23% mais positiva para as colaboradoras. Considerando o cenário contemporâneo, no qual são valorizadas habilidades e experiências, aliadas à confiança e dedicação, ações de proteção e preservação do espaço profissional das mães são fundamentais, pois à medida que seus filhos estão bem, saudáveis e com os cuidados adequados, o rendimento dessas profissionais se torna efetivamente maior.

Fonte: MP/RO