O objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas

Porto Velho, RO - O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) deflagraram nesta quarta-feira (10/5) uma operação de combate a facções criminosas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes correlatos.

A Operação Cnidários ocorre de forma simultânea em 13 Estados, sob a coordenação geral do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Em Rondônia, conta-se com a atuação dos promotores, delegados de polícia e policiais lotados no GAECO e 106 policiais militares para o cumprimento de 30 mandados de prisão, totalizando cerca de 120 pessoas envolvidas no trabalho.

O objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas, condomínios populares e nos sistemas prisionais, efetivar prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro.

A operação tem o nome em referência a um grupo de organismos aquáticos, que podem viver escondidos nas profundezas dos oceanos, longe da luz solar, tal como algumas das características inerentes ao modus operandi das facções criminosas.

Fonte: MP/RO