Deputado Luís do Hospital (MDB) conduziu sessão solene no plenário

Porto Velho, RO - O deputado estadual Luís do Hospital (MDB) foi o propositor das homenagens prestadas na tarde da última quarta-feira (10) no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, aos vencedores do prêmio “Cacau de Rondônia” e pelo aniversário de 50 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Um vídeo institucional sobre a empresa foi apresentado ao público.

A mesa da sessão solene foi presidida pelo deputado Luís do Hospital, e a mesa composta pela diretora da Embrapa, em Rondônia, Lúcia Helena de Oliveira Wadt; o superintendente Federal da Agricultura e Pecuária, Valter Lins Marcolino; o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Júlio César Rocha Peres; o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, Luciano Brandão; superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Rondônia, Vanildo Rosas da Silva; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo deputado Luís do Hospital que, após cumprimentar a todos os presentes, passou a palavra ao presidente da Faperon, Hélio Dias. Ele reconheceu o importante trabalho que os cacauicultores e as entidades ligadas a agricultura estão desenvolvendo em Rondônia, além de defender um entrosamento maior de setores da sociedade em prol dessa cultura em nosso Estado.

“Percebemos que a cacauicultura de Rondônia tem se desenvolvido de forma lenta, mas está avançando. Como representante dos agricultores desse Estado, eu compreendo que estamos no momento de unirmos forças políticas, técnicas, institucionais, de assistência técnica e esse parlamento para trabalharmos um programa mais arrojado na área de cacauicultura. Precisamos avançar e ter um programa ‘Cacau de Rondônia’, com vários eixos, vários fomentos. Tempos que sair de 11 mil hectares plantados com cacau para 50 mil hectares”, defendeu Hélio.

Emater

O presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, Luciano Brandão, também foi convidado pelo deputado Luís do Hospital, para que falasse a todos sobre o trabalho desenvolvido pela entidade. Ele revelou que a instituição está investindo na assistência aos produtores de Rondônia.

“Nós já entregamos, durante o Governo Marcos Rocha, mas de 300 mil mudas de cacau clonal no Estado, para alavancar essa cadeia. Assim como calcário e assistência técnica. Recentemente, estive em Brasília, e junto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), pleiteamos uma recurso para continuarmos avançando na assistência técnica para aumentarmos a qualidade e produtividade do nosso cacau. Assim, também instituímos o concurso de qualidade de sustentabilidade do cacau, que é o Concacau. Queremos cacau com qualidade e com sustentabilidade”, disse.

O superintendente Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Valter Lins Marcolino, também fez uso da palavra. Ele defendeu a pesquisa na agricultura e parabenizou a iniciativa do deputado Luís do Hospital, por reconhecer o setor produtivo de Rondônia. ”Hoje, falamos do café clonal, do cacau clonal, da nossa pecuária avançando, do pescado.

Mas tudo isso tem uma história e são anos de história. São anos de pesquisa e fomento para chegar onde chegamos, com essa relevância que tem o agronegócio no Estado de Rondônia. Quando trabalhamos com produtores sérios e com a agricultura organizada, o resultado é esse.

Quando o Ministério da Agricultura e o Idaron cobram qualidade na produção das mudas e se preocupam com a sanidade, é para melhorar e fazer com que, hoje, consigamos tirar do mercado os picaretas. Temos que ter produção com qualidade”, afirmou.

Ceplac

O próximo a falar durante a sessão, foi o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Rondônia, Vanildo Rosas da Silva. Ele agradeceu a inciativa do parlamentar de homenagear os agricultores de Rondônia, na Assembleia Legislativa do Estadual, e relembrou o pioneirismo dele na implantação da cultura do cacau em Rondônia.

“Eu cheguei aqui, na década de 80, quando me formei como técnico agrícola e fui chamado para trabalhar em Rondônia, em Jaru, com o cacau. Antes, fiquei na Bahia, estudando sobre o cacau. Então, a cultura do cacau precisa ser melhorada e o Governo Estadual precisa fazer um plano de como devolver um pouco do que ele arrecada com ICMS, em relação ao cacau.

Temos que envolver mais o governo de Rondônia dentro da agricultura, desses produtos que trazem riqueza ao Estado. Hoje, o cacau está nos 52 municípios rondonienses, uma renda fabulosa, mas, não somos vistos pelo Estado”, enfatizou.

O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Júlio César Rocha Peres, também falou sobre a cultura do cacau no Estado. Ele ressaltou a importância do trabalho de pesquisa feito pelos servidores públicos, mas que não tem o reconhecimento devido por parte da sociedade. “Conhecer para se reconhecer!

A Embrapa tem um papel fundamental e, às vezes, assombra que não tenha o protagonismo e a notoriedade que a pesquisa deve ter no dia a dia. O que seria do brasileiro sem a pesquisa? Uma vez gerada a pesquisa, como fazer para chegar na mão do produtor. Aí, vem a transferência da tecnologia, papel da extensão rural. Isso com um propósito apenas, que é o de gerar riqueza, dignidade e melhores condições social e econômica, para que tenhamos cidadania”, disse.

Embrapa

A diretora da Embrapa, em Rondônia, Lúcia Helena de Oliveira Wadt, foi convidada a falar durante a sessão solene que também homenageava essa instituição de pesquisa agropecuária nacional. Ela falou um pouco sobre os 50 anos da instituição e lembrou que antes da Embrapa, o país importava, praticamente, todos os alimentos que consumia.

Porém, contou Lúcia, com a criação da empresa e o envio de pesquisadores para os maiores centros de pesquisa agrícola do mundo, o Brasil se tornou em meio século um dos maiores produtores agrícolas do mundo. “Esse desempenho, desde a criação, foi calcado em três grandes pilares.

O primeiro foi a transformação de solos pobres do cerrado em terra fértil; adaptação de animais e cultivos às condições tropicais; e o desenvolvimento de uma plataforma de produção sustentável. A Embrapa também desenvolve projetos com forte impacto na redução da pobreza e na inclusão social no Brasil. Não trabalhamos apenas para o grande agronegócio, mas para todos os agricultores e agricultoras do Brasil”, explicou.

O encerramento da sessão foi feito pelo deputado Luís do Hospital, que elogiou o trabalho dos produtores rurais rondonienses. Ele ressaltou que Rondônia produz umas das melhores amêndoas de cacau do Brasil e lembrou do papel da Embrapa na agricultura local e nacional. Além de prometer estar unido com os setores agrícolas estaduais.

“Agradeço a Embrapa Rondônia por ser essa empresa que faz a diferença em nosso Estado, inovando e trazendo tecnologia para a agropecuária brasileira. Como deputado estadual, me comprometo a estar com vocês nessa jornada de avanço que o nosso Estado tem trilhado. Recebam essa homenagem com afeto e reconhecimento por suas ações e trabalho que promovem o desenvolvimento de Rondônia”, finalizou.

Acesse o link das fotos.


Texto: Ivanilson Tolentino I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO