Família da Luz ganhadora da 7ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia

Porto Velho, RO - A entrega da premiação do 1° lugar para família da Luz, ganhadora da 7ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, realizado em outubro de 2022, aconteceu no sábado (15). A cerimônia foi realizada na propriedade da família, na linha 12 na gleba 11, no município de Cacoal.

O Concafé é promovido pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado – Emater Rondônia e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron/RO.

De acordo com o governador Marcos Rocha, o Governo de Rondônia investe em tecnologias e incentivos aos produtores rurais para produzirem cafés de qualidade. “O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, abriu as portas do Brasil e do mundo para a produção dos cafés robustas de Rondônia. Os agricultores foram motivados a investir na qualidade da produção, por meio da modernização do manejo das lavouras.

“O café produzido em Rondônia se destaca em todos os quesitos, desde a produção à colheita. Exemplo disso, é o café robustas amazônicos produzido de uma forma sustentável e que ao longo dos anos tem conquistado vários prêmios, colocando nossos cafeicultores em evidência”, relatou Marco Rocha.

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o Concafé é um concurso que tem dado evidência nos investimentos e incentivos do Governo de Rondônia aos cafeicultores. “O Governo está investindo no Projeto Estadual de Avaliação e Melhoramento Genético de Clones de Café em Rondônia.

A perspectiva do governo é elevar ainda mais a cadeia produtiva da cafeicultura, com maior destaque na quantidade, qualidade e sustentabilidade, resultando num ganho econômico pela redução do uso de agrotóxicos e de outros custos de produção”, comentou Luiz Paulo.


Produtor rural João Alves da Luz

O prêmio para o ganhador do primeiro lugar do 7º Concafé, foi um trator cafeeiro cabinado modelo R 65, no valor de R$ 300 mil. Durante a entrega, o produtor rural João Alves da Luz ficou bastante emocionado, disse que o momento é de muita alegria para toda a família.

“Estamos muito felizes com a entrega deste trator, ele vai nos ajudar a melhorar nosso trabalho no campo, com ele posso trabalhar mais em menos tempo, para continuar melhorando os grãos do meu cafezal, quero agradecer a todos envolvidos nesse concurso que vem dando visibilidade aos cafeicultores de Rondônia”, comentou. João da Luz.

O trator o R 65 Cabinado, foi desenvolvido para entregar mais torque e mais potência para culturas especiais, como o café, ele é o compacto que se torna mais uma opção deste segmento, excelente para aquelas atividades em que a potência disponível precisa ser maior, a doação desse trator faz parte das ações sociais da empresa que está investindo em Rondônia.

No total, 200 produtores de café Robusta Amazônico, participaram da 7ª edição do Concafé. Foram mais de 445 mil reais em premiação patrocinada.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia