Acadêmica relatou que um homem tentou observá-la por baixo da porta do banheiro. Unir prometeu “sanar e tomar as medidas cabíveis" quanto a segurança do campus

Porto Velho, RO - A reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) suspendeu as aulas presenciais no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, nos dias 13, 14 e 15 de abril. A decisão foi tomada depois que denúncias de importunação sexual feita por departamentos acadêmicos da instituição repercutiram.

O assunto veio à tona quando o Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro (CAD5) publicou um documento que narra o episódio onde uma aluna do 9° período foi vítima de importunação sexual.

Segundo a denúncia, a acadêmica estava no banheiro feminino quando um homem tentou observá-la por baixo da porta e proferiu palavras de cunho sexual e tom intimidatório. A vítima precisou pedir ajuda de colegas - pelo celular - para conseguir sair do local em segurança. Até o momento que a denúncia foi publicada, o suspeito não foi identificado.

Depois que o caso foi relatado pela vítima, outras alunas se manifestaram informando terem passado por situações semelhantes.

O Centro Acadêmico de Jornalismo também utilizou as redes sociais para repudiar os casos de assédio ocorridos na Unir e informar que, no último mês, uma estudante de jornalismo passou por uma situação semelhante: um homem proferiu palavras obscenas enquanto ela estava no banheiro feminino.

Inicialmente o Departamento de Ciências Jurídicas (DACJ) da Unir decidiu suspender as atividades presenciais somente para o curso de Direito no período noturno por tempo indeterminado. O departamento levou em consideração o medo relatado pelas vítimas e a falta de segurança.

“Foi identificado que, nos banheiros, incluso os femininos, utilizados pelas discentes do DACJ e de outros departamentos acadêmicos, as portas dos sanitários estão sem trancas. [...] As acadêmicas que foram vitimadas pelo ocorrido relataram sua sensação de medo e insegurança quanto ao ocorrido, bem como o receio, justo e inquestionável, de que outras discentes e docentes possam ser vitimadas”.

Segundo o departamento, a decisão de suspender as aulas foi tomada depois de uma reunião realizada com professores, comunidade acadêmica e a própria reitoria da Unir.

No início da noite, a reitoria da Universidade comunicou que suspendeu as aulas do período noturno por três dias para “sanar e tomar as medidas cabíveis” quanto aos casos de insegurança relatados pelas alunas. De acordo com a reitoria, as atividades didáticas podem ser mantidas de forma remota.

Fonte: G1/RO