Reivindicamos a criação de políticas públicas que sejam eficazes e capazes de diminuir a violência

Porto Velho, RO - A Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, esteve nesta segunda-feira (17/04) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) para discutir sobre a violência contra as mulheres e debater medidas de enfrentamento e de apoio as vítimas.

A audiência foi proposta pelas deputadas Dra. Taíssa (PSC) e Ieda Chaves (União Brasil) e reuniu representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ministério Público do Estado (MP/RO), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), Fórum da Mulher, entre outros.

Em seu pronunciamento, Rosa Negra destacou que as mulheres negras são as principais vítimas da violência. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, entre as vítimas de feminicídio, 62% são negras. Estudos apontam que elas são as mais expostas a fatores geradores de violência como desigualdades sociais, conflitos familiares, racismo, intolerância religiosa, assédios, entre outros.

“Reivindicamos a criação de políticas públicas que sejam eficazes e capazes de diminuir a violência, racismo e sexismo em nossa sociedade”, disse Rosa Negra, secretária de Gênero e Etnia.

Fonte: Assessoria