O encontro visa o alinhamento e aprimoramento da administração penitenciária no Estado

Porto Velho, RO - Pela primeira vez Rondônia estará à frente do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária – Consej. Por unanimidade o Secretário de Estado da Justiça – Sejus, Marcus Rito foi eleito para o mandato 2023/2024.

A eleição aconteceu durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária – Consej, realizada na cidade de São Luís – MA, onde ficou alinhado o aprimoramento da administração penitenciária nos estados.

Durante a reunião, foram pontuadas ações desenvolvidas nos Estados, novos sistemas e tecnologias que buscam a otimização e a modernização das medidas realizadas no âmbito prisional.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, parabenizou o secretário e disse da importância de ter um membro em destaque no Consej, “As reuniões do Consej permitem o alinhamento nacional da administração penitenciária, isso acaba refletindo e trazendo constante aprimoramento da gestão em nosso Estado, tenho a certeza que o novo presidente ira trabalhar em favor dos interesses de todos.”, ressaltou.

COMPROMISSO

O secretário Marcus Rito agradeceu pela confiança de todos os membros e disse que vai apoiar as demandas naquilo que for melhor para o trabalho do conselho. “Agradeço o voto e a confiança de todos e reafirmo meu compromisso em fortalecer ainda mais o Consej, estreitando os laços institucionais que já existem e buscando articulações que possam contribuir positivamente no dia a dia dos gestores penais de todo o país. O mandato é de todos nós, meu papel será representar cada um dos senhores e das senhoras”, ressaltou o secretário.

Por aclamação, foi eleito como presidente Marcus Rito, secretário de Estado da Justiça de Rondônia; Maria Rosa Nebel, secretária de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro; e Osvaldo Machado, diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia