O foco das ações é atender principalmente as comunidades dos municípios do Estado

Porto Velho, RO - Dando continuidade as ações realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, voltadas à Educação Ambiental no interior do Estado, o município de Cerejeiras foi o foco na quinta-feira, 27.

Por meio da equipe de Educação Ambiental, o tema tratado com a população foi referente à recuperação da Bacia do Rio Araras. A ação teve apoio do Escritório Regional de Gestão Ambiental de Cerejeiras, da prefeitura municipal e Escritório Regional da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este é um tema que deve ser tratado com todas as pessoas, sendo repassada a importância da preservação ao meio ambiente, dando ênfase aos problemas que a não preservação pode causar. “Levar a educação ambiental às populações e escolas, principalmente às crianças, traz o pensamento consciente sobre ações que possam preservar o meio ambiente, protegendo os rios”, afirmou.

Tratando com os moradores e produtores rurais que residem no entorno do Rio Araras, a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental- Ceam realizou uma reunião visando conscientizá-los sobre a importância de preservar e recuperar as nascentes do rio, tendo em vista que a má utilização e a não preservação acarretam problemas a eles, e principalmente para o meio ambiente.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Deigna Laís Oliviak, muitos produtores sofrem com secas rigorosas que acabam impactando na produção, e com as nascentes protegidas, é possível solucionar esse problema de uma forma sustentável, econômica e perfeitamente viável.

As ações realizadas pela Sedam relacionadas à Educação Ambiental segue percorrendo todo o Estado, enfatizando e pontuando temas que são considerados cruciais para a preservação do meio ambiente. Estes trabalhos atendem principalmente a população da área urbana e rural, comunidades e povos tradicionais, comunidades indígenas, associações rurais e escolas estaduais e municipais, objetivando promover a educação ambiental referente a temas importantes.

A coordenadora de Educação Ambiental , explicou que, o trabalho de educação ambiental é fundamental para reforçar temas que por muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas. “Pontuar a importância da proteção e preservação ao meio ambiente traz benefícios não só para as pessoas que moram ao redor do rio, mas também favorece a produtividade dos agricultores. A ação seguirá levando estes assuntos por todo o Estado”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia