Foram disponibilizadas 240 vagas para os cursos que iniciaram

Porto Velho, RO - As aulas dos cursos de capacitação continuada para os servidores da Sedam e público externo, tiveram início na última semana. O curso tem como objetivo fazer com que os inscritos atuem nas áreas de projetos de fiscalização dos recursos hídricos, além de cursos na área de mediação de conflitos e gestão de processos.

A capacitação é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, em conjunto com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Ifro.

Os cursos estão acontecendo 100% na modalidade Ensino a Distância – EaD, com aulas gravadas. Nesta primeira etapa, quatro cursos tiveram início, sendo eles: Gestão de Processos; Usos Múltiplos da Água e Efetivação da Outorga e Direito de Uso de Recursos Hídricos; Mediação e Arbitragem de Conflitos; Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado a Recursos Hídricos. Ao todo, foram realizadas 1.205 inscrições, sendo disponibilizadas 240 vagas para os primeiros cursos.

De acordo com o governador Marcos Rocha, a capacitação traz aos servidores e para os profissionais que atuam na área, a oportunidade de especializarem-se, aumentando ainda mais a possibilidade de atuação dentro do Estado. “Os cursos são a oportunidade perfeita àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos na área, aumentando o número de profissionais capacitados na gestão dos recursos hídricos”, concluiu.

A coordenadora de Recursos Hídricos, Daniely Sant’Anna ressaltou que, o número de inscritos foi além das expectativas. “Ficamos surpresos e contentes com a adesão do público e dos servidores. Estamos recebendo questionamentos sobre abertura de novas vagas e dos novos cursos que virão. Desejamos que a parceria Sedam e Ifro tenha novas etapas”, ressaltou.

No decorrer do ano, tem-se perspectivas que mais cursos sejam ofertados, voltados à temática de Projetos, Fiscalização e Mapeamento de Recursos Hídricos.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia