Duas pessoas ficaram feridas na explosão, disse Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod; "Graças a Deus não há mortos", acrescentou

Porto Velho, RO - Um avião de guerra da Rússia lançou uma bomba em uma cidade russa de mais de 400 mil habitantes, nesta quinta-feira (21), deixando uma cratera de 40 metros de diâmetro, fazendo um carro parar em um telhado e danificando edifícios, no que a mídia estatal do país chamou de “liberação de emergência de uma munição aérea”.

A aeronave russa Sukhoi Su-34, um caça-bombardeiro bimotor, lançou a munição sobre a cidade de Belgorod, 40 quilômetros ao norte da fronteira com a Ucrânia, segundo informações das agências de notícias estatais RIA e TASS.

“Por volta das 22h15, horário de Moscou, em 20 de abril, quando um avião Su-34 das Forças Aeroespaciais Russas estava realizando um voo sobre a cidade de Belgorod, ocorreu uma liberação de emergência de uma munição aérea”, afirmou a TASS citando o Ministério da Defesa russo.

“Aconteceu no cruzamento de uma das ruas centrais, deixando uma enorme cratera de impacto com um raio de 20 metros”, disse Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, em uma postagem no Telegram, ao anunciar estado de emergência.


Vista de área danificada após bombardeio acidental de caça russo Su-34 na cidade de Belgorod, próxima à fronteira com a Ucrânia. / Belgorod Region Governorate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Um carro capotado foi parar no telhado de uma loja após a explosão, de acordo com a RIA Novosti.

O prefeito de Belgorod, Valentin Demidov, escreveu em seu canal no Telegram que vários prédios de apartamentos foram danificados na explosão.

Duas pessoas ficaram feridas na explosão, disse Gladkov. “Graças a Deus não há mortos”, acrescentou.

A mídia estatal russa se gabou dos caças Su-34 do país em dezembro do ano passado, quando disse que um “novo lote de caças-bombardeiros de linha de frente” havia sido entregue às forças russas para usar contra a Ucrânia. Não foi divulgado um número específico de aviões entregues.

“O bombardeiro Su-34 constituirá o poder de ataque básico das aeronaves de linha de frente russas. O avião de guerra Su-34 apresenta capacidades de combate estendidas, permitindo-lhe disparar munições avançadas, aumentar o alcance para atingir alvos terrestres e navais e expandir as condições e a precisão dos bombardeios”, disse uma reportagem da TASS na época.


Vista de uma casa danificada após o episódio envolvendo um caça russo Su-34 na cidade de Belgorod, próxima à fronteira com a Ucrânia. / Belgorod Region Governorate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Os aviões podem transportar uma variedade de munições, incluindo mísseis ar-ar e ar-terra, bem como bombas guiadas e não guiadas.

A mídia estatal da Rússia não detalhou que tipo de munição caiu em Belgorod na noite de quinta-feira.

A frota Su-34 de Moscou sofreu perdas significativas desde o início da guerra, com 10% ou mais destruídos segundo algumas estimativas. O site de inteligência de código aberto Oryx, com sede na Holanda, diz ter evidências visuais de 19 dos aviões perdidos em combate e não combate.
Circunstâncias “estranhas”, diz analista

Peter Layton, pesquisador visitante do Griffith Asia Institute e ex-oficial da Força Aérea Real Australiana, disse que um piloto pode lançar bombas quando sua aeronave perde potência ou, no caso de um Su-34, perde potência em um de seus dois motores.

Mas ele classificou o incidente de Belgorod desta quinta-feira como “estranho” por várias razões.

Em primeiro lugar, houve explosão. Em uma emergência, o material bélico seria normalmente lançado em um modo “seguro” para não detonar, a menos que “o conteúdo explosivo da bomba seja muito sensível ao impacto”.

Em segundo lugar, um piloto normalmente lançaria uma bomba em áreas despovoadas. “Onde a bomba caiu, no centro da cidade, não no campo, quase sugere precisão”, disse Layton.

Em terceiro lugar, se houvesse um problema, seria esperado que um avião de guerra abandonasse todas as munições, não apenas uma. “Talvez foram, mas apenas uma explodiu”, disse Layton.

A região de Belgorod tem sido palco de várias explosões e atentados desde a invasão russa à vizinha Ucrânia em fevereiro de 2022.

No início desta semana, um vilarejo na região, na fronteira com a Ucrânia, foi atingido pelas forças de Kiev, afirmou Gladkov em uma postagem no Telegram.


Vista de área danificada após bombardeio acidental de caça russo Su-34 na cidade de Belgorod, próxima à fronteira com a Ucrânia. / Belgorod Region Governorate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

A mídia local relatou que dois drones lançaram pequenas bombas nas usinas termelétricas locais, citando uma fonte anônima.

A Ucrânia não confirmou seu envolvimento nesse incidente.

“Não vamos confirmar ou negar [o envolvimento da Ucrânia]”, disse um representante da Inteligência de Defesa da Ucrânia, Andrii Yusov, em comentários transmitidos pela televisão nacional ucraniana na segunda-feira.

“Acho que os russos deveriam se acostumar com o fato de que, embora estejam travando uma guerra injusta de agressão, não há lugares seguros em seu território.”

“A guerra já chegou à casa de todos os russo-fascistas e de todos os súditos do regime russo”, acrescentou.

Fonte: CNN Brasil