Mais de 28 mil pessoas estão cadastradas no programa que trabalha prevenção, acompanhamento e tratamento da doença

Porto Velho, RO - Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta”. Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença, foi instituído no Brasil o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado em 26 de abril.

Em Porto Velho, o Programa Hiperdia atende de forma humanizada os pacientes hipertensos e diabéticos com ações focadas na prevenção, acompanhamento e tratamento dessas doenças.

Somente de hipertensos são mais de 28 mil pessoas cadastradas que fazem o acompanhamento nas unidades básicas de saúde, oferecido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O acolhimento para este público consiste em consulta clínica, exames, monitoramento e atividades em grupos que realizam orientações sobre a mudança dos hábitos alimentares, prática de exercícios físicos para ter mais qualidade de vida, palestras sobre assuntos diversos voltados à saúde, manuseio de medicamentos, entre outros assuntos.



Programa Hiperdia atende de forma humanizada os pacientes hipertensos e diabéticosSoraya Dalboni, coordenadora do Programa Hiperdia e subgerente do Núcleo Doenças Agravos não Transmissíveis, explica que “devido a pandemia da covid-19, as atividades em grupo nas unidades de saúde ficaram suspensas por um período, mas estão sendo retomadas gradativamente, inclusive com a agenda voltada ao hiperdia que geralmente ocorre uma vez no mês”.

A coordenadora do programa também alerta que os pacientes cadastrados no Programa Hiperdia precisam fazer o acompanhamento médico pelo menos a cada três meses. É importante que essa consulta seja realizada na mesma unidade de saúde onde é atendido regularmente.

“É uma espécie de consulta de rotina onde o médico vai verificar se o medicamento prescrito está fazendo o efeito esperado, se o paciente está seguindo as orientações médicas, como a condição de saúde está evoluindo e mais uma série de medidas que precisam ser seguidas com regularidade”, explica a profissional.


Equipe do Hiperdia realiza atividades em grupo nas unidades

O que é Hipertensão Arterial (pressão alta)?

É uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Entre os principais fatores de risco estão a hereditariedade, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, cigarro, stress, fatores socioeconômicos e consumo exagerado de sal, o que torna fundamental alertar sobre as medidas de mudança no estilo de vida.

Como diagnosticar a Hipertensão Arterial?

Todas as pessoas podem se tornar hipertensas, apesar de ser mais comum nos adultos e idosos. Muitas vezes, a Hipertensão Arterial não apresenta sintomas, e muitos descobrem a doença somente quando aparece uma das complicações. Dessa forma, é recomendada a aferição da pressão arterial, e o diagnóstico de hipertensão deve ser confirmado pelo médico.

Quais são os sintomas da hipertensão?

A Hipertensão Arterial pode ser silenciosa. Podem aparecer sintomas vagos, como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar.

O controle da pressão pode ocorrer com o uso adequado dos medicamentos prescritos e mantendo uma alimentação saudável, praticando atividades físicas, entre outras orientações médicas.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)