Município produz cerca de 100 toneladas de café por ano

Porto Velho, RO - A produção agropecuária está em franca expansão no município de Porto Velho. E a cafeicultura tem ocupado um espaço cada vez mais importante na geração de emprego e renda, especialmente nas famílias de pequenos e médios produtores rurais.

E para estimular o setor, a Prefeitura de Porto Velho criou o Programa de Incentivo à Cafeicultura, implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), com a promoção de diversas ações e o suporte técnico sobre os clones de robustas, produção, podas, cuidados com a lavoura cafeeira.

Entre os anos de 2017 a 2022, a Prefeitura da capital distribuiu aproximadamente 2,2 milhões de mudas de café clonal, beneficiando cerca de mil famílias de produtores rurais, com o objetivo de incentivar a cafeicultura do município, atendendo cada propriedade familiar com mudas para a formação de um hectare por produtor. Hoje, a capital produz em torno de 100 toneladas de café em grão por ano.

Um dos grandes desafios dos produtores de café é a escassez de mão de obra para a colheita dos grãos. O preço médio da saca de café é entre R$ 500 a R$ 600, dependendo da qualidade do produto.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)