Investigações da Polícia Federal (PF) constataram envolvimento da organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Porto Velho, RO - A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/4), a Operação Facção Litoral, para desarticular organização criminosa de Santa Catarina voltada à prática dos crimes de tráfico de armas e de drogas, além de lavagem de dinheiro.

Cerca de 150 policiais cumprem 28 mandados de busca e apreensão, bem como um de prisão, em Santa Catarina. A ação também contou com apoio da Polícia Militar do estado (PMSC).

Além dos mandados de prisão, as equipes cumprem 12 mandados de sequestro de imóveis e 36 de veículos e embarcações cujas somas de valores ultrapassam R$ 37 milhões. Os policiais também bloquearam contas bancárias de 32 pessoas físicas e jurídicas investigadas, com quantias a serem apuradas.

As investigações também constataram envolvimento da organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da comarca de Balneário Piçarras (SC).

A operação teve início com a análise de elementos após diversas apreensões de armas provenientes de Santa Catarina, em estradas do país. Entre elas, a apreensão de 35 pistolas e seis fuzis pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um município na Baixada Fluminense, em novembro de 2021. As equipes também recolheram 700kg de cocaína, 350kg de maconha e 45kg de crack.

Durante as investigações, a PF identificou uma ação criminosa de lavagem de dinheiro, por meio da compra de imóveis de alto padrão, automóveis de luxo e ocultação de patrimônio em nome de laranjas.

Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico de armas de fogo e de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas ultrapassam 30 anos de prisão.

Fonte: Portal SCG