Deputado Cirone Deiró foi um dos convidados para participar de coletiva com a imprensa

Porto Velho, RO - O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), integrante do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe), participou de coletiva com a imprensa, junto com os demais membros da instituição. A coletiva foi realizada na última segunda-feira (24), no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia.

O coronel Marcos Cleiton Freire Lopes, coordenador de planejamento operacional e especialista em ocorrências de altíssima complexidade, negociação e gerenciamento de crises da Polícia Militar e um dos participantes do evento, disse que as operações em relação a segurança nas escolas, terão continuidade até o encerramento do ano letivo.

Participaram da coletiva, promotores de justiça, delegados de polícia, oficiais da Polícia Militar, auditores do Tribunal de Contas, educadores e outros integrantes de instituições de controle e do sistema de justiça que compõem o Gaepe, além da diretora geral de Educação da Seduc, Irany Oliveira Morais, da professora titular do Departamento de Ciências da Educação da Unir, Walterlina Brasil, e do professor de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Alisson Martins.

A promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância (Gaeinf), destacou a importância da união de forças entre todos que integram as políticas públicas em relação a segurança no ambiente escolar.

Os participantes enfatizaram o papel da imprensa na cobertura dos fatos relacionados a segurança nas escolas, destacando a importância da realização de um trabalho sério e cuidadoso. Eles também apresentaram estatísticas sobre a responsabilidade dos pais na prevenção da violência, principalmente no que diz respeito ao uso adequado da tecnologia por crianças e adolescentes.

Cirone Deiró destacou que a exemplo do que está ocorrendo em várias outras instituições, na Assembleia Legislativa também surgiram diversos projetos de leis e outras propostas relacionadas a segurança nas escolas, mas que ele entende que, além das ações imediatas, que também são necessárias, é preciso realizar estudos e discussões amplas sobre o tema para posteriormente tomar decisões definitivas.

“Estamos acionando diversas forças para entrar nessa pauta e tomar as decisões mais acertadas o possível”, explicou o deputado, acrescentando que está a disposição para participar de audiências públicas e outras discussões sobre o tema.