O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

17.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1943 – Instalada a agência do Banco da Borracha (atual Banco da Amazônia, Basa), tendo como gerente o sr. Raimundo Cantuária. 

1945 – A vila de Urupá passa a ser denominada Distrito de Vila Rondônia (em 1977l município de Ji-Paraná).

1945 – Pelo decreto-lei 7.420 o município de Santo Antônio deixa de existir e suas terras são incorporadas a Porto Velho.

1989 – Começa a funcionar a Associação Vilhenense de Educação e Cultura – Faculdade Avec.

1990 – O governador Jerônimo Santana anuncia que a hidrelétrica de Samuel,  com inauguração prevista para 1984, vai funcionar este ano, mas precisa de mais U$ 50 milhões para sua conclusão.

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Homofilia. Dia Nacional da Botânica. Dia do Lojista de CD. Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. 

Católicos celebram São Roberto de Citeaux, São Simeão, São Aniceto.

BRASIL

1945 — A Força Expedicionária Brasileira liberta dos nazistas a cidade de Montese, Itália. 

2016 — A Câmara dos Deputados aprova o relatório que propõe o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

MUNDO

1790 - Morre o cientista Benjamin Franklin (n. 1706), descobridor da bioeletricidade e o inventor do para-raios. 

1961 – Invasão fracassada da Baía dos Porcos (Cuba), por refugiados cubanos.  

2014 - Morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez (n. 1927), autor de “Cem Anos de Solidão”, considerado, com “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, um dos grandes nomes da literatura em língua espanhola.

FOTO DO DIA

“A vida dentro d’água”, o drama de praticamente todos os anos, quando o Rio Madeira enche e toda a região baixa fica alagada, uma questão mais que centenária, quando ribeirinhos, quando moradores de centros urbanos, como no Bairro do Triângulo, em Porto Velho, convivem com a invasão de suas casas.

Uma convivência difícil, onde se misturam o medo de deixarem seus lares e na volta encontrarem tudo depredado e os bens roubados, o temor de serem vítimas de peixes elétricos ou cobras e, ainda, serem eletrocutados pelo sistema de energia elétrica comum.

Sem uma ação pública que possa resolver o problema, a cada ano o drama está de volta, e só uma vez, em 1977, se tentou uma solução, quando a senhora Gilsa Guedes, esposa do governador Humberto Guedes, conseguiu uma área onde foram distribuídos terrenos – atual Bairro Pedacinho de Chão, para onde os moradores foram transferidos.

Mas em seguida misturaram discursos políticos condenando a ação com as sucessivas vendas daqueles lotes e o retorno, dos que venderam, para o Triângulo, levou a que o projeto fosse deixado de lado.