O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

15.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1926 – A prefeitura informa: O recolhimento de lixo em Porto Velho passa a ser feito durante a manhã, todos os dias, a partir da 6 horas (Ass da prefeitura).

1949 – Há vários meses parado, retorna dia 25 o curso de alfabetização de adultos, durante a noite, em Porto Velho e Guajará-Mirim.

1950 – O aeroclube de Porto Velho recebe novo avião de treinamento esta semana, um Fairchild PT 19, que decolou do Rio de Janeiro dia 11, doação do senador Salgado Filho e do jornalista Assis Chateaubriand. 

2017 – Circula, tendo como manchete principal “Paixão 100 Limites”, a edição de centenário do Jornal Alto Madeira.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Conservação do Solo. Dia do Desarmamento Infantil. Dia Mundial do Desenhista. Dia Mundial da Arte.

Católicos celebram São Crescente, São Abôndio, 

BRASIL

1906 — Inicia, no Rio de Janeiro, o I Congresso Operário Brasileiro. 

2004 — Criado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, substituindo o Exame Nacional de Cursos. 

2018 – Morre Oscarino Farias, ventríloquo brasileiro (n. 1937), cuja criação “Peteleco” é “patrimônio imaterial do Amazonas”.

MUNDO

1452 — Nasce Leonardo da Vinci (m. 1519), artista e cientista italiano. 

1896 — Cerimônia de encerramento dos Jogos da I Olimpíada em Atenas, Grécia. 

1923 — A insulina se torna disponível para uso em larga escala por pacientes de diabete. 

2019 — Incêndio de grandes proporções atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris.

FOTO DO DIA

“É preferível uma Polícia que atue energicamente. Cometendo abusos que poderão ser punidos, a uma Polícia acuada e acovardada, que entrega a sociedade à sanha dos marginais” (*) - Walnir Ferro, coronel PM de Rondônia, corporação que ele comandou, dentre muitas outras missões importantes, mesmo já na reserva.  

Guajaramirense, ex-chapa, ex-jogador de futebol, ex-soldado da Guarda Territorial, primeiro rondoniense a fazer o curso de oficial da PM, elogiado inclusive por detentos quando em episódios no presídio “Urso Branco”.

Missões foram muitas, e “só pedreiras”: a greve na construção da hidrelétrica de Samuel; a retomada, sem um tiro, para Rondônia, das vilas de Extrema e Califórnia invadidas pelo governo do Acre; a recuperação de mando do presídio “Urso Branco” e várias sociais como o programa de ressocialização de detentos e a operação Aciso, fazendo a ação do Estado chegar a comunidades distantes.

A frase que abre esse texto pode ser dura, mas é só conversar com populares ou policiais-militares para saber o tamanho da ação do coronel PM Ferro, autêntica lenda urbana em Porto Velho.

(*) Livro “Coronel Ferro, o cumpridor de missões difíceis”