Evento contou com a participação empreendedores e estudantes de cursos profissionalizantes, além de autoridades estaduais e federais

Porto Velho, RO - Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude, o dia 24 de abril foi a data escolhida para o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Neste dia, vale a pena ressaltar a importância da juventude no mercado de trabalho e romper preconceitos sobre a contratação de pessoas sem experiência.

Como forma de homenagear a juventude, a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, promoveu nesta segunda-feira, 24, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, um evento que contou com a participação de empreendedores e estudantes de cursos profissionalizantes, além de autoridades, parlamentares estaduais, federais, vereadores e o governador em exercício, Sérgio Gonçalves.

Na abertura do evento, o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Júnior Lopes, desejou boas-vindas aos participantes e declarou “que é preciso valorizar a juventude, que estão cada vez mais no mercado de trabalho e assim, a integração é contínua e fomenta a economia. O nosso futuro depende dos nossos jovens, e neste dia tão importante, nada como homenageá-los, pois queremos cada vez mais tê-los perto do Governo de Rondônia”, afirmou.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, que participou do evento, destacou que a juventude rondoniense tem vontade de empreender e “boa parte da população tem uma ânsia de produzir soluções e ganhar dinheiro com isso. A política pública precisa andar com essa força da população e celebramos isso no dia de hoje e juntos, queremos incentivar e fomentar boas iniciativas”. ressaltou

Ainda durante o evento, Sérgio Gonçalves ministrou uma palestra para os participantes com abordagens também sobre a importância do jovem no mercado de trabalho e reflexões sobre o empreendedorismo, o melhor momento para começar a empreender e os desafios que são enfrentados diariamente.

PRIMEIRO LUGAR

O Estado de Rondônia, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, mostrou números referentes ao mês de fevereiro, de 32,2% de jovens entre 18 e 29 anos, com vínculos empregatícios ativos, sendo assim o 1° colocado do país com maior percentual de jovens empregados.

“Estamos trilhando um caminho promissor para nossa juventude, por meio de capacitações e treinamentos, dando condições para que entrem no mercado de trabalho com diferencial. Isso reflete, consequentemente, dentro dos lares, com o reforço da renda familiar”, disse Sérgio Gonçalves.

Essas ações são possíveis graças aos programas desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, tais como o “Geração Emprego” e o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios – Proampe, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec e o “Emprega Mais, Empreenda Juventude”, da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.

HOMENAGENS

Ao final da solenidade, empreendedores e colaboradores de empresas foram homenageados com certificados, com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Em seguida foi a vez de jovens que atuam na iniciativa privada receberem os certificados e por último, jovens que são servidores do Poder Executivo e Legislativo, ser contemplados com os certificados.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia