Documentos assinados por ministros de ambos governos envolvem os ministérios da Educação, Trabalho e Ciência e Tecnologia

Porto Velho, RO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez participaram da assinatura de três acordos entre os governos de Brasil e Espanha, na manhã desta quarta-feira (26), no Palácio da Moncloa, sede do governo e residência oficial, em Madrid.

Os três acordos foram assinados por ministros brasileiros e espanhóis, e envolvem três áreas: Educação, Trabalho e Ciência e Tecnologia.

O primeiro acordo firmado foi um “memorando de entendimento sobre cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino da Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego da República Federativa do Brasil”.

Em seguida, foi assinada uma “carta de intenções na área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil, o Ministério de Ciência e Inovação do Reino da Espanha, a financiadora de estudos e projetos, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) do Reino da Espanha”.

Por fim, foi acordado um “memorando de entendimento entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil sobre cooperação no Ensino Superior universitário”.

A Espanha assume em julho a presidência da UE. Nos 17 e 18 daquele mês, será realizada em Bruxelas reunião de cúpula UE-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), e Lula deverá comparecer.

Além disso, a Espanha considera importante a entrada do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da qual é integrante.

Fonte: CNN Brasil